Vender imóvel para investir em outro segmento, vale a pena?

Se você tem um imóvel parado, com certeza já deve ter pensado se vale a pena vender para investir em outro segmento, visando aumentar sua renda e diminuir os valores pagos anualmente em Imposto de Renda.

É uma boa estratégia, pois se o dinheiro do imóvel for aplicado de forma correta, o investidor, não apenas aumenta substancialmente sua renda, como também fica livre do imposto de renda e do IPTU, por exemplo.

Investimento em imóveis ou aplicações: o que vale mais?

O mercado financeiro oferece muitas opções de investimentos de renda fixa ou variável. Aplicações de renda variável são aquelas em que não é possível saber, previamente, qual será o retorno do investimento, como no caso da compra de ações de uma empresa, onde o rendimento pode variar de acordo com a lucratividade dessa empresa e com as flutuações do mercado financeiro.

Já as aplicações de renda fixa são uma espécie de “empréstimo” que o investidor faz a uma instituição financeira ou ao Governo e, em troca, recebe uma remuneração pré estabelecida, dentro de um prazo definido. Conheça alguns exemplos de investimentos de renda fixa:

Poupança

Um dos métodos mais comuns de aplicação, a poupança não tem sido um bom investimento para quem busca rendimentos altos em menos tempo. Nos últimos anos, quem aplicou dinheiro na poupança acabou recebendo menos do que esperava.

No geral, esse método é uma opção para quem deseja guardar dinheiro por um período curto, podendo retirá-lo quando precisar, sem qualquer custo, mas não deve mais ser encarado como um investimento, já que, cada vez mais, apresenta um retorno muito baixo para o investidor.

Tesouro Direto

Nesse tipo de aplicação, o investidor adquire títulos públicos disponibilizados pelo Governo. A rentabilidade desse investimento varia de acordo com a Taxa Selic, que, normalmente, é positiva. A desvantagem é que os títulos públicos representam um desconto no Imposto de Renda (IR), que varia conforme o tempo de aplicação.

CDB

A aplicação em um Certificado de Depósito Bancário (CDB), é um empréstimo do investidor a uma instituição financeira, que o remunera por isso. A desvantagem é a mesma do Tesouro Direto: a incidência de Imposto de Renda.

Manter um imóvel ou vender para investir

As pessoas, às vezes, se perguntam se vale a pena vender um imóvel para investir em outros fundos. A resposta não é tão simples, já que é preciso analisar uma série de fatores. Primeiramente, é preciso considerar se você tem apenas um imóvel ou se você possui outros.

Pessoas que possuem somente uma casa, contam com a segurança de ter uma casa, independente das circunstâncias. Existem também as pessoas que sempre tiveram o sonho de comprar imóveis para alugar e ter uma aposentadoria tranquila.

Nesses casos, mesmo que investir em fundos possa ser mais vantajoso financeiramente, vender os imóveis para investir pode não agradar a esse perfil de proprietários. Por isso, a alternativa de vender um imóvel para investir em fundos é voltada sobretudo para as pessoas que contam com dois imóveis ou mais e estão interessados em aumentar seus rendimentos.

Existe uma máxima que diz que o aluguel recebido por um imóvel varia de 0,4 a 0,8% do valor do imóvel, por mês. Contudo, se analisarmos o mercado, é possível notar que quanto mais caros são os apartamentos, mais baratos os aluguéis ficam em relação ao valor do imóvel. 

Viver de aluguel é uma estratégia usada por muitas pessoas. O problema é que muita gente que constrói renda com imóveis possui mais de um imóvel alugado. Ou seja, a renda gerada por ano resulta em um imposto bem alto.

Uma grande vantagem dos investimentos em outros segmentos, é que as cotas geralmente possuem uma boa liquidez e podem ser facilmente negociadas. Já a venda de um imóvel normalmente é demorada e burocrática.

Sabemos que investimento em imóveis é uma opção mais segura do que investir em aplicações, pois tem mais chances de valorização, lucratividade e rentabilidade. De qualquer forma, o segredo para ter um bom retorno financeiro em qualquer tipo de investimento é seguir cada etapa do processo com calma e analisar bem as suas opções. 

Se você optar por vender ou comprar imóveis para investir seu dinheiro, o melhor é contar com a ajuda de quem entende do assunto, para garantir que ele vai proporcionar a você o retorno esperado. A Urban conta com um time de especialistas que podem auxiliar você. Entre em contato e faça a escolha certa!

2 comentários em “Vender imóvel para investir em outro segmento, vale a pena?”

  1. Excelente, Perfeito seu texto, Tem um software chamado: Software PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, no aplicativo tem mais de 340 sites de classificados onde você pode anunciar totalmente grátis, usando esse Software você pode fazer divulgação do seu material automaticamente nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele deixa seu trabalho bem mais rápido. Sempre uso esse programa para anunciar. Fica ai a dica. Seu texto me ajudou muito. Saudações a todos.

  2. Como esta estou visitando sua pagina tem um programa Milagroso, chamado PCG Programa Classificados Grátis, com ele você pode fazer anuncios de seu produto ou serviço em mais de 340 sites de Classificados de forma semi-automatizada, com certeza você vai ter mais sucesso usando essa ferramenta de divulgação, basta pesquisar no Google: Programa Classificados Grátis e você vai encontrar esse agregador de sites classificados automatizado. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *