Entenda o que é o IGP-M e qual a sua influência no aluguel

Entenda o IGP-M e a influencia no alguel

O Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M, é um indicador financeiro extremamente importante no mercado brasileiro. Ele é responsável por mensurar a variação de valores de um conjunto de serviços e de bens no mercado. Sendo assim, ele exerce um notável impacto no valor dos alugueis. Criamos um conteúdo prático para que você entenda o IGP-M e como ele influencia no aluguel.

Guia do conteúdo:
– Entenda o IGP-M
– Como é realizado o cálculo do IGP-M?
– Diferença entre IGP-M e IPCA
– Valor do IGP-M hoje
– Influência do IGP-M no mercado de aluguel
– Invista em imóveis para alugar!


| Tempo de leitura estimado: 3 minutos |

Entenda o IGP-M

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é um indicador econômico que mensura a variação de preços em diversos setores do mercado. Esse índice auxilia a medir a inflação e a monitorar a flutuação de preços desde a produção até a venda ao consumidor final. Sendo assim, sua fórmula de cálculo é uma ferramenta indispensável para, além de monitorar a inflação, efetuar ajustes em contratos financeiros.

Vale explicar que esse índice é composto por outros três subíndices, que são o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), o INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) e o IPA (Índice de Preços do Produtor Amplo). Cada um deles conta com um percentual no cálculo da variação de preços mensurada pelo índice. 

Como é realizado o cálculo do IGP-M?

O cálculo deste indicador é realizado pela Fundação Getúlio Vargas e considera diferentes fatores para chegar a um resultado que indique a variação média dos preços gerais do mercado. Conforme citamos anteriormente, alguns subíndices compõem o IGP-M, distribuídos em um percentual diferente na execução do cálculo, do modo justificado abaixo.

  • IPC: com peso de 30%, o Índice de Preços ao Consumidor monitora as variações ligadas ao consumo geral da população, como transporte, alimentação e saúde;
  • IPA: com peso de 60%, o Índice de Preços ao Produtor Amplo considera a movimentação de preços do setor atacadista;
  • INCC: com peso de 10%, o Índice Nacional de Custo da Construção demonstra os valores relacionados ao setor de construção.

Diferença entre IGP-M e IPCA

Muitas pessoas confundem os termos, mas esses dois índices econômicos essenciais no mercado brasileiro, são diferentes entre si. No IPCA o foco são os preços destinados apenas ao consumidor final. Enquanto,  o IGP-M, como já vimos, apresenta uma variação mais ampla, que engloba desde as variações de valores das etapas produtivas, até o preço aplicado ao consumidor final.

Valor do IGP-M hoje

Em dezembro de 2023, variou 0,62% , conferindo a taxa acumulada de -3,56% ao ano. Considerando que esse indicador é dinâmico e acompanha as flutuações de mercado, pode contar com alterações a qualquer momento. Por isso, é possível acompanhar as atualizações pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pelo IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), sempre nos últimos dias de cada mês. No site da Fundação as atualizações ficam sempre disponíveis mensalmente.

Influência do IGP-M no mercado de aluguel

Conforme explicado, o IGP-M monitora a variação de valores de diferentes bens e serviços. Portanto, o índice serve como referência para diversos contratos financeiros, como mensalidades escolares, planos de saúde e, também, o aluguel. Ou seja, essa taxa desempenha um papel fundamental no cenário econômico do país, não apenas como medidor de inflação, mas também como base para diferentes cálculos.  

No universo dos alugueis, o IGP-M desempenha um papel crucial nos contratos. De modo geral, os acordos de locação utilizam esse índice como base para reajustes anuais, visando manter a paridade econômica entre locador e locatário. Isso implica que o valor do aluguel pode ser ajustado conforme a variação do IGP-M ao longo do contrato. Para os locadores, o IGP-M auxilia a preservar o poder de compra do valor recebido pelo aluguel, blindando contra os efeitos da inflação.

Dada a volatilidade do IGP-M, é crucial que os locatários estejam atentos aos momentos propícios para renegociar contratos. E, claro, para que haja uma negociação justa, é válido reforçar que essa negociação é anual. 

Invista em imóveis para alugar!

Apesar do IGP-M ser um indicador volátil, é fato que o mercado imobiliário é um dos mais seguros para investimentos. Por isso, investir em um sólido portfólio de imóveis é uma maneira de blindar e impulsionar o seu patrimônio.

Além de poder ganhar com contratos de alugueis, quem investe em imóveis tem a certeza de que o valor do seu bem está sendo valorizado com o passar do tempo, podendo resultar em melhores negociações futuras.

Para montar um portfólio robusto, com as melhores oportunidades de ganho, conte com nossa equipe da Urban Company , pois somos especialistas em investimentos imobiliários e contamos com um grande case de sucesso.

Outros artigos interessantes:

5 motivos para comprar um imóvel em 2024!
Investimento imobiliário: conheça os principais impostos e legislação que impactam nos seus negócios
Tudo sobre investimento imobiliário: respondemos as principais perguntas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *