Guia completo para investidores iniciantes em imóveis

investidores iniciantes em imóveis fechando negócio com a imobiliário urban company

O investimento em imóveis é um negócio potencialmente lucrativo e que, cada vez mais, atrai investidores. Então, para auxiliar nesta jornada de início nos negócios, criamos um guia completo para investidores iniciantes em imóveis! Compartilhamos os conceitos principais utilizamos nesse meio, os tipos de propriedades mais interessantes do ponto de vista do negócio, opções de financiamento e estratégias de investimento. Continue a leitura e descubra novas oportunidades!

Neste artigo você encontra:
– Entendendo os principais conceitos chave em investimentos imobiliários!
– Conheça os principais tipos de propriedade para investir!
– Confira alguns financiamentos para investidores imobiliários iniciantes!
– Estratégias de investimento para investidores em imóveis iniciantes!

| Tempo de leitura: 4 minutos |

Entendendo os principais conceitos chave em investimentos imobiliários!

Primeiramente, para que você tenha mais facilidade de compreender os termos mais utilizados no mundo do investimento imobiliário, criamos abaixo uma lista com os principais conceitos chave (ou palavras-chave) que são utilizados. 

– Alavancagem: 

Se trata do uso de dinheiro emprestado para investir. Assim é possível controlar uma propriedade que vale mais do que o capital que você investiu. No entanto, a alavancagem também envolve riscos, então deve ser bem analisada enquanto estratégia.

– Ativos imobiliários: 

São as propriedades físicas, como casas, edifícios comerciais, terrenos e apartamentos, que os investidores compram para gerar renda ou obter valorização.

– Avaliação de riscos: 

Envolve a análise e a consideração de todos os fatores que podem afetar o desempenho de um investimento imobiliário. Isso inclui riscos econômicos, de mercado, regulatórios e outros que podem impactar o valor e o retorno do investimento.

– Diversificação de portfólio: 

É uma estratégia que envolve a distribuição de investimentos em várias classes de ativos para reduzir o risco e maximizar o potencial de retorno. Ou seja, investir em imóveis para alugar, imóveis na planta, etc.

– Estratégias de saída:

São planos que os investidores desenvolvem para vender ou liquidar seus investimentos imobiliários. Isso pode incluir venda direta, troca por outro ativo ou outros.

– Fluxo de caixa:

Se refere ao dinheiro que entra e sai do seu investimento imobiliário. Ou seja, é a diferença entre o dinheiro gerado por um ativo imobiliário (geralmente por meio de alugueis) e as despesas associadas, como impostos e manutenção.  Após pagar pelo seu bem, é importante garantir que o fluxo de caixa seja positivo, ou seja, que a renda da propriedade (aluguel, por exemplo) seja maior do que as despesas (manutenção, impostos, etc.). Claro que no caso do mundo dos imóveis, é importante lembrar que seu bem está constantemente sendo valorizado e que, portanto, você não perde dinheiro. 

– Valorização:

Diz respeito ao aumento do valor de uma propriedade ao longo do tempo. É um dos principais motivos pelos quais as pessoas investem em imóveis. A valorização pode ser influenciada por diversos fatores, como a localização da propriedade, as melhorias feitas nela, a valorização da área em que está situada, entre outros.

Conheça os principais tipos de propriedade para investir!

Existem vários tipos de propriedades para investir. Cada um tem suas próprias características e considerações específicas. Listamos a seguir os principais estilos de investimento imobiliário, para facilitar sua jornada.

– Residencial: as propriedades residenciais incluem casas, apartamentos e condomínios que são alugados ou vendidos para gerar renda. Estas propriedades são uma excelente escolha para investidores iniciantes, pois a procura por moradia é constante e se trata de um investimento seguro.

– Comercial: as propriedades comerciais incluem escritórios, lojas e outros espaços usados ​​para fins comerciais. Os contratos de negociações comerciais tendem a ser mais longos, com conforto de renda. Além disso, o custo para o proprietário com manutenção é baixo, tornando um negócio em potencial. O que deve ser analisado é a localização, que precisa ser estratégica para o ramo comercial para atrair melhores oportunidades.

– Studios: os imóveis  studio são um estilo de moradia com características singulares. Se tratam de pequenos imóveis, já prontos para morar, totalmente equipados. São uma opção muito buscada por pessoas com rotinas mais dinâmicas, por quem trabalha em uma cidade e vive em outra; para quem é nômade digital, entre outros. Está se tornando uma opção muito buscada atualmente.

Confira alguns financiamentos para investidores imobiliários iniciantes!

Para a maioria dos investidores iniciantes, o financiamento é um aspecto crucial do investimento imobiliário. Afinal, pode ser a forma de adquirir o primeiro investimento e começar a alavancar os seus lucros. No Brasil, algumas das opções de financiamento mais comuns são os financiamentos direto com bancos. 

Sua imobiliária parceira pode indicar os bancos com maior facilidade de ceder linhas de crédito atrativas à sua realidade. Nome limpo e renda comprovada são regras para adquirir crédito junto aos bancos. Contar com um valor de entrada também irá aumentar suas chances de aprovação, além de garantir melhores negociações.

Como estratégia, alguns investidores ainda optam por fazer sociedade para adquirir os primeiros ativos. Para isso, o importante é contar com assessoria jurídica, realizar contratos e fechar essa parceria somente com pessoas que tenham capacidade financeira de compartilhar as despesas.

Estratégias de investimento para investidores em imóveis iniciantes!

Agora que apresentamos os principais conceitos chave, tipos de propriedades e opções de financiamento, vamos explorar algumas estratégias de investimento, antes de finalizar o nosso artigo. 

Muitos investidores optam por comprar e manter o imóvel como estratégia. O objetivo é se beneficiar da valorização ao longo do tempo e do fluxo de caixa proveniente dos alugueis. Ou seja, enquanto você espera o imóvel valorizando para vender por um valor maior do que o da compra, pode alugar para obter fluxo de caixa mensal.

Além disso, outra estratégia é  comprar uma propriedade, realizar reformas para valorizá-la e vendê-la rapidamente para obter um lucro. Essa estratégia exige maiores habilidades de remodelação.

E, algo que tem sido muito explorado e é altamente lucrativo, é o estilo de aluguel por temporada, como Airbnb, por exemplo. A estratégia  de alugar as propriedades por diária gera retornos elevados. Por outro lado, requer gerenciamento mais ativo do local. Algumas pessoas tem diversos imóveis para alugar e contratam alguém para gerenciar, ficando com os lucros.

Agora que você sabe mais sobre investimentos imobiliários, conte com nós da Urban Company, que somos especialistas em investimento imobiliário, para acompanhar você nessa jornada de sucesso! 

        Separamos outros artigos que podem lhe interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *