Tendências no mercado de aluguel residencial

Tendências no mercado de aluguel residencial em porto alegre

O mercado de aluguel de imóveis residenciais está em constante transformação, pois segue as demandas do comportamento da sociedade e, desta forma, do morador. Especialmente nos últimos anos, essas mudanças foram ainda mais aceleradas, impulsionadas pela pandemia da Covid-19, que deixou suas marcas no estilo de vida das pessoas, bem como pelo ritmo da evolução tecnológica. Esses marcos do período contemporâneo, não somente alteram a forma como as pessoas se relacionam entre si, mas também o modo como se relacionam com suas casas. Por isso, neste artigo vamos contar mais sobre essas mudanças e as tendências no mercado de aluguel!

 

Guia de conteúdo:
– Tendências no mercado de aluguel residencial: o perfil do novo morador!
– O morador no cenário pós-covid: prioridades redefinidas!
– Moradores mais dinâmicos: casas mais compactas!

| Tempo de leitura estimado: 3 minutos |

Tendências no mercado de aluguel residencial: o perfil do novo morador!

O perfil do morador se transforma à medida que a sociedade muda seu comportamento. Essa transformação foi ainda mais acentuada nos últimos anos, devido à pandemia da Covid-19 e os avanços tecnológicos, que alteraram a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com suas casas. 

A pandemia, que forçou o distanciamento social e o aumento do trabalho remoto, redefiniu o conceito de lar. As casas não eram mais apenas lugares para viver, mas também espaços multifuncionais, onde era necessário trabalhar, estudar e relaxar se tornaram atividades cotidianas.

A tecnologia, por sua vez, agrega facilidade na rotina das pessoas. E, claro, que isso está sendo incorporado às casas também. Seja através de recursos de automação, de uso de inteligência artificial ou de aplicativos, as pessoas buscam mais conforto e facilidade no dia a dia.

Sendo assim, o novo morador busca por propriedades que ofereçam flexibilidade para acomodar as demandas do trabalho, que valorizam espaços que remetem o contato com a natureza e insistem em medidas de segurança.  O novo morador está mais conectado do que nunca, dependendo da tecnologia para melhorar a qualidade de vida em sua casa. Essas tendências moldam não apenas o mercado de aluguel, mas também a forma como projetamos, gerenciamos e vivemos em nossas casas, em um mundo que continua a se adaptar às novas realidades.

O morador no cenário pós-covid: prioridades redefinidas!

No período da pandemia da Covid-19, as casas se tornaram refúgios. As pessoas precisavam resumir sua rotina àquele espaço: para viver, trabalhar, ter lazer e descanso. Esse sentimento de buscar por segurança e conforto dentro das casas gerou uma nova demanda no morador, de criar ambientes que transmitam aconchego e sejam multifuncionais.

No cenário pós pandêmico, muitos moradores passaram a dar mais valor a espaços ao ar livre, espaços para trabalhar na casa e áreas de lazer no local. Além disso, ambientes funcionais, que possam se adaptar a diferentes atividades ganham vantagem.

Essa mudança de perspectiva influencia diretamente as decisões de locação. Muitos inquilinos buscam imóveis que ofereçam a flexibilidade de adaptar espaços para o trabalho remoto, o descanso e o lazer.

Se tratando de imóveis para alugar, o que pode ser adotado como medida de valorização é o investimento em projetos arquitetônicos funcionais, em pequenas áreas verdes (ou um espaço que isso possa ser adotado pelo inquilino), ambientes confortáveis e que transmitem aconchego. Por isso, imóveis que forem renovados para atender essas demandas tendem a ganhar maior valor de mercado. E isso veio para ficar!

A tecnologia transformando as experiências de morar!

É inevitável destacar que a tecnologia tem sido um grande impulsionador das mudanças no mercado de aluguel, em todos os sentidos. Não somente no que tange a experiência do morador, mas também na forma como os imóveis são alugados.

Cada vez mais o mundo online simplifica o processo de busca por imóveis e a assinatura de contratos. Isso tem agregado maior tranquilidade para quem busca alugar um imóvel. Vale mencionar esse aspecto para reforçar a importância de investir em fotos e vídeos de qualidade do imóvel, bem como contar com o trabalho de uma imobiliária qualificada no processo.

No que diz respeito às experiências dos moradores com as casas, a automação residencial está se tornando comum, permitindo que os locatários controlem a iluminação, a temperatura e a segurança por meio de seus dispositivos móveis. Isso não apenas melhora a comodidade, mas também pode reduzir os custos de energia. Sendo assim, pode ser um grande diferencial deixar seu imóvel com as esperas necessárias para a automação!

 

Moradores mais dinâmicos e casas mais compactas!

Existe um nicho de pessoas que integram o perfil de novo morador, que conta com um estilo de vida dinâmico e muito impulsionado pela era digital. O nomadismo digital influencia cada vez mais pessoas a desejarem trabalhar e viver em diferentes cidades, sem criar raízes. Com isso, uma forte tendência surgiu no mercado imobiliário: os imóveis compactos, completos e funcionais.

Para suprir as demandas deste perfil de morador, os imóveis estilo stúdio, que são pequenos apartamentos já completos para viver, tem se tornado uma grande aposta dos investidores. Esse estilo de imóvel pode ser locado por temporada, proporcionando ainda mais lucratividade ao dono do local.

Em grandes cidades, investir nesta modalidade de imóvel, que possui baixo custo e alto rendimento, é uma estratégia inteligente. Afinal, esse também é um padrão de comportamento que tem mostrado que irá permanecer nas novas gerações.

—-
Na Urban Company somos especialistas em investimentos imobiliários, conectando pessoas e oportunidades. Conheça nosso trabalho e descubra como impulsionar seus lucros com o mercado imobiliário!

Separamos outros conteúdos que podem lhe interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *