Entenda como amortizar um financiamento imobiliário e as vantagens

amortizar financiamento imobiliário

Comprar um imóvel envolve diversas questões, especialmente quando se trata de compra através de financiamento imobiliário. Entre esses detalhes, provavelmente você já ouviu falar sobre amortização, certo? Amortizar um financiamento imobiliário, adiantando as parcelas de pagamento, pode ser uma forma de otimizar o seu planejamento financeiro. Por isso, nesse artigo vamos explicar de forma objetiva e fácil como amortizar um financiamento imobiliário e destacar as principais vantagens desta prática.

Guia prático do conteúdo:
– Como amortizar um financiamento imobiliário?
– Modalidades de amortização de financiamento imobiliário
– Vantagens de amortizar um financiamento imobiliário
– A conquista do seu imóvel está próxima!

| Tempo de leitura estimado: 4 minutos |

Como amortizar um financiamento imobiliário?

Você finalmente encontrou o lar dos seus sonhos e decidiu financiar a compra. Entretanto, ao se deparar com a complexidade do universo dos financiamentos imobiliários, surge a dúvida: como posso amortizar o financiamento e aliviar o peso das parcelas? Vamos explicar tudo isso, de forma simples, com tópicos objetivos. Continue lendo!

O que é Amortização Imobiliária?

Ao optar por financiar um imóvel, você basicamente está solicitando um empréstimo a uma instituição financeira para adquirir a propriedade desejada. Esse montante é pago ao longo de um período pré-determinado, geralmente em parcelas mensais, e inclui não apenas o valor principal do imóvel, mas também os juros e, eventualmente, outros encargos.

Dito isso, antes de falar sobre os detalhes da amortização imobiliária, é crucial entender o que significa esse termo. De modo simples, a amortização é a redução gradual do saldo devedor de um empréstimo, ou seja, o pagamento efetivo do valor principal do financiamento. No contexto dos financiamentos imobiliários, esse conceito ganha especial importância para aliviar o valor total devido ao financiamento.

Como Funciona a Amortização em Financiamento Imobiliário?

A amortização em um financiamento imobiliário ocorre mensalmente, sendo parte integrante do valor total da parcela paga. A ideia é reduzir gradualmente o saldo devedor, contribuindo para que você alcance a sonhada quitação do imóvel de forma mais eficiente.

No financiamento de amortização gradual, o abatimento da dívida acontece mensalmente, com o pagamento das parcelas do financiamento. Ou seja, a cada mês, a dívida com a instituição financeira reduz por meio do pagamento das parcelas. Com a antecipação das parcelas do financiamento imobiliário, a amortização é acelerada, e o financiamento é quitado mais rápido.

Modalidades de amortização de financiamento imobiliário

Agora que já ficou claro o que é a amortização de um financiamento imobiliário, chegou o momento de explicar como funciona. Existem diferentes tipos de amortização de financiamento imobiliário, que podem variar de acordo com o tipo de contrato com a instituição financeira. Abaixo listamos os dois tipos mais comuns!

Tabela Price 

Nessa modalidade, as prestações são fixas, mas a parcela destinada à amortização aumenta ao longo do tempo, enquanto os juros diminuem. No início do financiamento, a parcela é composta principalmente por juros. E, com o passar do tempo, a proporção se inverte e a parcela passa a ser composta mais pelo valor de amortização do que de juros.

Sistema SAC (Sistema de Amortização Constante)

Nesse sistema, a parcela destinada à amortização permanece constante, mas os juros diminuem. Isso implica em prestações decrescentes ao longo do tempo. Ou seja, o valor da primeira parcela do financiamento será maior do que a segunda e assim por diante. Nesse tipo de amortização os juros cobrados reduzem a cada mês, junto com o saldo devedor.

Vantagens de amortizar um financiamento imobiliário

A prática da amortização imobiliária oferece uma série de benefícios para quem busca equilibrar as finanças e acelerar o processo de quitação do financiamento. Entre elas, a redução dos juros, pois ao amortizar o saldo devedor, você automaticamente reduz os juros pagos mensalmente. Desta maneira, é possível aliviar o orçamento a curto prazo, além de reduzir o custo total do financiamento.

Outro ponto vantajoso é que a amortização permite que você acelere a quitação do financiamento, conquistando a tão desejada liberdade financeira e a propriedade do imóvel mais rapidamente.

Como bônus, essa prática ainda pode melhorar seu score de crédito. Afinal, manter um histórico de pagamentos positivo, especialmente ao amortizar parcelas do financiamento, pode demonstrar que você é um bom pagador, o que é fundamental em futuras transações financeiras.

Considerando todos os benefícios da prática, a chave para o sucesso na amortização imobiliária está na consistência dos pagamentos. Mantenha um planejamento financeiro sólido, busque formas de aumentar seus recursos e esteja atento às oportunidades de antecipar parcelas sempre que possível.

A conquista do seu imóvel está próxima!

Se você está iniciando um planejamento financeiro ou se já está estudando sobre as possibilidades para concretizar um financiamento imobiliário, a conquista do seu imóvel está próxima! E, para encontrar o imóvel ideal, dentro da sua realidade financeira e de acordo com as suas preferências, a Urban Company é a sua parceira ideal!

Nossa imobiliária é especialista no ramo imobiliário e conta com opções incríveis, que vão transformar seu sonho em realidade. Além disso, estamos disponíveis para auxiliar com consultoria durante seu processo de compra. Converse com nossos profissionais!


Outros artigos interessantes:

5 motivos para comprar um imóvel em 2024!
Os melhores bancos para financiar um imóvel em 2024!
Financiar um imóvel em 2024: entenda as expectativas do mercado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *