Os melhores bancos para financiar um imóvel em 2024!

Financiar imóvel em 2024 em Porto Alegre

Financiar um imóvel é a solução aderida pela maioria dos brasileiros para comprar a casa própria. E quem está planejando dar esse passo no próximo ano, tem motivos para comemorar. Diante das quedas na taxa Selic, o cenário do ramo imobiliário tem tudo pra ser mais positivo em 2024. Por isso, neste conteúdo, vamos compartilhar as melhores opções de bancos para financiar um imóvel em 2024. Continue lendo e descubra os principais financiamentos imobiliários no Brasil e as principais taxas assumidas pelos compradores após o financiamento.

Guia do conteúdo:
– Financiar um imóvel em 2024: é o momento certo?
– Os melhores bancos para financiar um imóvel  em 2024!
– Entenda o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento imobiliário

| Tempo de leitura estimado: 3 minutos |

Financiar um imóvel em 2024: é o momento certo?

Sem dúvidas, o ano de 2024 traz consigo novas oportunidades para quem busca financiar um imóvel. Com o mercado imobiliário em constante evolução, e as recentes quedas na taxa Selic, os bancos tendem a ajustar suas ofertas para atender às necessidades dos compradores. 

Ou seja, essa redução recente na Selic é extremamente favorável para financiamentos imobiliários. Além disso, especialistas acreditam que há expectativa de mais um corte de 0,5% em dezembro, encerrando o ano em 11,75% na taxa. Deste modo, as projeções apontam que em 2024 a Selic chegará a 9,25%, indicando uma continuidade na redução dos juros. 

Então, para quem está se planejando para comprar um imóvel, este é sim um momento com cenário positivo. Seja para sair do aluguel, investir em um bem durável ou para conquistar mais estabilidade na vida, comprar um imóvel é uma grande virada de chave. 

Os melhores bancos para financiar um imóvel  em 2024!

A melhor opção para financiar um imóvel é procurar o banco onde mantém relacionamento. Afinal, essa instituição tem o histórico de comportamento de cada cliente e, portanto, uma melhor capacidade de avaliar suas condições de crédito. Sendo assim, existe chance de oferecer melhores propostas.

Além disso, é possível realizar simulações online, através dos simuladores dos bancos. Diversas instituições contam com esse recurso, como Caixa, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco e outros. Através da simulação disponível no link de cada banco, se torna possível avaliar um valor aproximado do financiamento do imóvel, calculando as parcelas de acordo com o valor de entrada e diferentes prazos de pagamento. 

Como funcionam as taxas de financiamento

É importante reforçar que as taxas mudam de acordo com o perfil de cada cliente. E que, apesar da simulação com os bancos apontarem quais oferecem menores taxas, muitas vezes esses percentuais podem variar. 

Além do valor do financiamento, todas as operações possuem custos administrativos, juros e seguros obrigatórios. Por isso, o valor do financiamento em si não é o valor desembolsado pelo cliente. O valor desembolsado pelo cliente é o Custo Efetivo Total (CET) e esse é o que deve ser inserido no planejamento financeiro antes de ser financiado. 

Quais as menores taxas

Antes de falar sobre as taxas dos bancos, é válido destacar que, no geral, as linhas financiam até 80% do valor do imóvel. Portanto, se torna preciso ter em torno de 20% para dar de entrada na maioria dos casos. Apesar de alguns bancos financiarem o valor de entrada também, essa é uma medida que pode acarretar em juros bem mais elevados no valor total do financiamento.

Além disso, como falado anteriormente, os valores de financiamento sofrem ligeiras alterações a depender do perfil do cliente. Mas, em um panorama geral, os bancos com ofertas mais atraentes são, respectivamente, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Santander.
Via de regra, a Caixa, conta com juros anuais a partir de 8,99% e com recursos do FGTS para habitação popular, os juros nominais são de 4% + TR, dependendo da renda familiar e localização do imóvel. A Caixa ainda possibilita a opção de financiar pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, em muitos dos casos.

Já no Banco do Brasil, as taxas partem de 9% a.a + TR para as operações contratadas com recursos de FGTS, e nas operações com recursos da poupança, as taxas começam em 9,76% ao ano mais a TR. Enquanto o Santander apresenta taxa de juros a partir de 10,99% ao ano + TR. 

Entenda o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento imobiliário

Como explicamos anteriormente, um financiamento imobiliário envolve um custo que vai além dos juros. O valor que o cliente paga ao banco após financiar seu imóvel é o do Custo Efetivo Total (CET), que envolve os critérios apresentados abaixo.

– Taxas administrativas: varia de instituição para instituição. Elas não são obrigatórias e podem incluir taxa de manutenção e cadastro, incluindo aí os custos administrativos que a empresa vai ter para manter sua conta aberta e registrar seus dados.

Taxa de juros: define o quanto será cobrado de juros sobre as suas parcelas.– Seguros: servem principalmente como uma forma de garantir à instituição financeira o pagamento da dívida, no caso, por exemplo, de o credor morrer ou perder o trabalho. Os seguros variam e alguns são obrigatórios, enquanto outros são opcionais.

– IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras é obrigatório, cobrado pelo governo federal e pode ter a alíquota alterada (reduzida ou aumentada) por decisões políticas.

Bom, agora que você entendeu um pouco mais sobre os melhores bancos para financiar um imóvel e os custos envolvidos no processo de financiamento, é hora de começar a planejar a compra da sua casa própria! Para encontrar as melhores opções de imóvel em Porto Alegre, além de consultoria especializada durante o processo, conte com nós da Urban Company

        Separamos outros artigos que podem lhe interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *