Financiar um imóvel em 2024: entenda as expectativas do mercado!

financiar um imóvel em 2024 em porto alegre

A compra de um imóvel é uma grande conquista e continua sendo um dos maiores objetivos de muitas pessoas. E, para quem está se preparando para dar esse passo, o ano de 2024 aponta um cenário mais positivo, com a queda na taxa Selic e expectativas de baixa nos juros. Para saber mais sobre o cenário do próximo ano, continue a leitura deste conteúdo. Vamos abordar as previsões do próximo ano, os principais aspectos dos financiamentos imobiliários no Brasil, estratégias de planejamento financeiro e requisitos para financiar a casa própria.


Guia do conteúdo:
– Financiar um imóvel em 2024: entenda as previsões!
– Quais os bancos ideais para financiar um imóvel em 2024?
– Planejamento para financiar um imóvel!
– Requisitos para financiar em 2024!
– Chegou o seu momento de comprar um imóvel!

| Tempo de leitura estimado: 4 minutos |

Financiar um imóvel em 2024: entenda as previsões!

Em novembro deste ano, a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, caiu de 13,25% para 12,75%. O reajuste é uma continuidade de um ciclo de cortes iniciado em agosto deste ano (quando a Selic estava em 13,75%) que reflete positivamente nas linhas de crédito e financiamento do país. 

Por essa razão, as expectativas são de melhores taxas de juros nos financiamentos imobiliários a partir do primeiro trimestre do próximo ano. Afinal, após a taxa Selic reduzir, existe um delay para que os bancos repassem essa queda ao consumidor final.

Considerando que a taxa Selic possui influência direta nos juros das prestações de financiamento imobiliário, quando ela cai, as prestações tendem a se tornar mais suaves. Assim, o esperado é que a compra de um imóvel se torne realidade para mais pessoas em breve. 

Sendo assim, especialistas do setor imobiliário acreditam que 2024 será um ano melhor para financiamento imobiliário do que o ano atual. E, em resposta ao novo ciclo nas taxas de juros, alguns bancos já estão anunciando melhores condições para financiamentos imobiliários.

Quais os bancos ideais para financiar um imóvel em 2024?

 

Diversas instituições financeiras oferecem opções de financiamento imobiliário no Brasil. Entre as mais conhecidas estão a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e outros bancos privados. Cada instituição possui suas próprias condições e taxas de juros, sendo essencial comparar as ofertas disponíveis antes de qualquer decisão. Muitas vezes, clientes de um banco podem ter vantagens ao financiar na própria instituição, devido ao seu histórico.

A Caixa Econômica Federal é uma das principais referências em financiamento imobiliário, especialmente devido ao programa Minha Casa, Minha Vida, que oferece condições especiais para famílias com diferentes faixas de renda, tornando a aquisição da casa própria mais acessível.

Avaliando somente o que diz respeito às taxas, no momento atual, os bancos com menores taxas são, respectivamente: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. Mas, como é preciso avaliar o Custo Efetivo Total (CET) de cada financiamento, é possível que ao fazer uma simulação, o cliente tenha mais vantagens em uma ordem diferente desta apresentada. Afinal, o histórico com a instituição, a linha de crédito, o valor de entrada, o score do cliente e outros fatores são avaliados em conjunto ao fechar uma proposta de financiamento imobiliário.

Por isso, o ideal é realizar de duas a três simulações em bancos para comparar e escolher a melhor opção.

Planejamento para financiar um imóvel!

Antes de decidir financiar um imóvel, é crucial realizar um planejamento financeiro sólido. Isso envolve analisar suas finanças, calcular a renda disponível para pagamento das parcelas e considerar possíveis imprevistos. A regra geral é destinar até 30% da renda familiar para o pagamento das prestações, garantindo estabilidade financeira ao longo do contrato.

Além disso, é recomendável guardar uma reserva de emergência para enfrentar eventuais desafios, como a perda de emprego ou despesas médicas inesperadas. Um planejamento bem estruturado não apenas facilita a aprovação do financiamento, mas também garante uma jornada mais tranquila ao longo do pagamento das prestações.

Esse planejamento deve começar antes do financiamento. E, vale lembrar que, quanto mais dinheiro economizado para a entrada do seu financiamento imobiliário, melhores serão as ofertas e mais vantagens nas propostas.

Requisitos para financiar em 2024!

Os requisitos para financiar um imóvel variam de acordo com a instituição financeira e o programa escolhido. Mas, de modo geral, alguns critérios comuns incluem os itens listados a seguir.

Renda compatível

A instituição financeira vai avaliar a sua capacidade de pagamento das parcelas com base na sua renda. Portanto, contar com uma renda estável e compatível com o valor do financiamento é crucial.

Score de Crédito

Um bom histórico de crédito aumenta suas chances de obter aprovação para o financiamento. Ou seja, manter as contas em dia e evitar atrasos nos pagamentos dos seus dividendos é fundamental para construir um bom score.

Documentação completa

Esteja preparado para apresentar documentos como comprovante de renda, comprovante de residência, declarações de IR, extratos e demais documentos pessoais. A falta de algum item pode atrasar o processo de análise. Então, esteja com tudo em dia para facilitar o seu processo.

Valor de entrada

Geralmente, é necessário dar uma entrada no valor do imóvel. Quanto maior for essa entrada, melhores podem ser as condições do financiamento. Mas, existem algumas maneiras de financiar o valor de entrada junto ao valor do financiamento. Consulte se sua instituição financeira ou se sua imobiliária parceira contam com esse serviço.

Chegou o seu momento de comprar um imóvel!

A conquista da casa própria é um marco que garante mais estabilidade e segurança, além de ser um investimento financeiro para o futuro. Então, se você está se preparando para esse momento, conte com a Urban Compan como sua imobiliária parceira. 

Nossos especialistas vão auxiliar a encontrar o imóvel dos seus sonhos, nas condições compatíveis com a sua realidade. Além disso, prestamos suporte ao longo da jornada de compra, tornando o seu caminho bem mais facilitado!

        Separamos outros artigos que podem lhe interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *