Passo a passo para financiar o seu primeiro imóvel

aprenda como financiar o primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel é, sem dúvidas, a realização de um grande sonho. Mas essa jornada exige conhecimento e preparação prévia para que não haja dores de cabeça ou decisões equivocadas. Especialmente para quem irá aderir um financiamento imobiliário, o que é o caso da maioria das pessoas, é preciso ter atenção e estudar as melhores possibilidades. Portanto, preparamos um guia prático, com um passo a passo que irá auxiliar você a entender como financiar o seu primeiro imóvel!

Continue a leitura, neste artigo você irá encontrar:

– O que é preciso para financiar o primeiro imóvel?
–  Passo a passo para financiar o primeiro imóvel: entenda como funciona!
– Conte com a Urban Company para auxiliar na sua jornada de compra!

| Tempo de leitura estimado: 4 minutos |

O que é preciso para financiar o primeiro imóvel?

Se você sonha em conquistar aprovação no seu financiamento imobiliário, existem alguns critérios que são essenciais e merecem a sua atenção.

A maioria dos credores irá exigir que você comprove uma renda estável, que demonstre que poderá honrar com as parcelas definidas. Também é preciso entregar uma documentação completa, com  uma variedade de documentos, incluindo comprovantes de renda, extratos bancários e histórico de crédito.

Além disso, existe uma engenharia financeira que avalia sua capacidade de arcar com o financiamento.  Geralmente, para obter aprovação, o valor da parcela do financiamento não poderá comprometer mais de 30% da sua renda mensal. Outros aspectos como uma boa pontuação de crédito, sua idade e a sua nacionalidade (é preciso ser cidadão ou residente legal) também serão determinantes. 

Continue a leitura para entender mais!

Passo a passo para financiar o primeiro imóvel: entenda como funciona!

Primeiramente é válido explicar que o financiamento de imóveis é uma maneira de adquirir uma propriedade sem a necessidade de pagar o valor total à vista. Em vez disso, você faz pagamentos mensais ao longo de um período determinado, geralmente muitos anos, para pagar o valor do imóvel mais os juros acumulados. Isso torna a compra de uma casa mais acessível, permitindo que você divida os custos ao longo do tempo. 

Então, é possível financiar diferentes porcentagens do valor total do imóvel, dependendo da quantia que você tem para dar de entrada. E, por falar em entrada, já fica aqui um lembrete de que esse é um item essencial para reduzir os juros que você irá pagar. Afinal, quanto maior o valor de entrada, melhores serão as condições do financiamento.

Para auxiliar você, criamos um checklist base que explica quais são os passos de um financiamento imobiliário. Confira a seguir!

Avalie com cautela a sua situação financeira

Todo financiamento imobiliário começa com um bom planejamento financeiro. Então, antes de mergulhar no processo de financiamento, analise a sua situação financeira. Para isso é preciso avaliar a sua renda mensal, separando o quanto gasta com despesas fixas e o quanto pode dedicar mensalmente para a quitação do financiamento. Desta maneira, você saberá a base do seu orçamento que está disponível para as parcelas.

Além disso, é preciso economizar um valor para a entrada do seu imóvel. Bem como contar com um montante extra para as documentações, impostos e taxas. Com esses cuidados você irá  reduzir os juros e obter maior margem de aceitação no pedido de financiamento.

Pesquisa sobre os diferentes tipos de financiamento

Existem diversos tipos de financiamento disponíveis, desde os convencionais oferecidos por bancos até opções específicas do governo. Pesquise e compreenda as particularidades de cada tipo para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. 

Normalmente, os financiamentos bancários, que são os mais aderidos, necessitam de um pagamento inicial (em torno de 20% a 30% do valor do imóvel), oferecendo taxas de juros competitivas e opções flexíveis de pagamento. Além disso, é possível utilizar o valor do FGTS para a entrada do seu financiamento. E, em alguns casos, existe a possibilidade de parcelar o valor de entrada, contudo, desta maneira, os juros são maiores e a margem de aprovação é reduzida.

Aprenda como calcular as parcelas de um financiamento!

Verifique a sua pontuação de crédito

Se você possui restrições em seu nome, ou um score muito baixo enquanto bom pagador, informação disponível no site do Serasa, dificilmente terá um financiamento imobiliário aprovado. 

Ou seja, a sua pontuação de crédito é um fator decisivo para a aprovação no financiamento. Também é determinante para definir a taxa de juros e as condições do seu financiamento. Então, se for necessário, busque medidas para melhorar sua média, antes de solicitar o financiamento.

Reúna a documentação necessária 

Se você já avançou no planejamento financeiro, prepare os documentos exigidos pelos credores, como comprovantes de renda, extratos bancários e histórico de crédito. Ter essa documentação pronta agilizará o processo de aprovação no seu financiamento.

Outra dica é buscar a pré-aprovação do seu financiamento com o banco antes de iniciar qualquer negociação, pois assim saberá o verdadeiro valor que poderá financiar. Com essa informação em mãos, sua imobiliária de confiança poderá buscar as melhores opções possíveis dentro da realidade financeira e iniciar negociações positivas.

Entenda qual o imóvel ideal para você

Com a pré-aprovação em mãos e seu planejamento financeiro em dia, entenda quais são as características fundamentais do imóvel que você deseja. Para isso, é importante entender as opções dentro da faixa de valor estabelecida e elencar uma lista de prioridades, como por exemplo a localização, a quantidade de dormitórios, o tamanho, o tipo de imóvel, entre outros.

Ter essa clareza irá ajudar o seu corretor a buscar imóveis que atendam à sua expectativa e se encaixem com o seu perfil.  Depois, quando você encontrar o imóvel desejado, seu corretor poderá submeter o pedido de financiamento ao credor, para que ele avalie a viabilidade. É nesse momento que são realizados os envios de documentação e solicitações de financiamento, além de negociação com o proprietário do imóvel (em caso de ter um dono e de não ser na planta). 

Assinatura do contrato para o seu financiamento!

Estando tudo certo no envio das suas documentações, será realizada a avaliação do imóvel para estabelecer seu valor de mercado e analisar o pedido. Quando o credor emitir a aprovação, você irá enfim assinar o contrato de financiamento. 

Quando o financiamento estiver concluído, o último passo será registrar a propriedade em seu nome para formalizar a sua posse. São muitas etapas envolvidas no processo e por isso é tão importante contar com um corretor de imóveis qualificado ao lado.

Conte com a Urban Company para auxiliar na sua jornada de compra!

Nós da Urban Company trabalhamos para tornar o seu processo de compra mais fácil e ágil. Com expertise no mercado imobiliário de Porto Alegre, nossos especialistas irão auxiliar a encontrar o imóvel perfeito para você.

Nosso portfólio é amplo e sempre otimizamos o tempo de cada cliente, filtrando as opções de maneira assertiva. Além disso, iremos atuar durante o processo de compra, com nossa assessoria, e buscar as melhores negociações. Converse com nossos profissionais ou conheça nossas principais opções de imóveis.

Separamos outros artigos que podem ser úteis:

Os bairros mais seguros para viver em Porto Alegre!

Confira 8 dicas para casais que vão comprar o primeiro imóvel

Alugar ou comprar: entenda qual a melhor opção para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *