As vantagens de comprar imóveis na planta

Adquirir um imóvel é uma decisão muito importante, seja ele para moradia ou para investimento, por isso, é imprescindível analisar e pesquisar muito. Dentre as diversas opções, existe uma grande dúvida: comprar imóvel na planta vale a pena ou comprar pronto é melhor?

Sabemos que existem várias razões pelas quais comprar um imóvel na planta é vantajoso – dos ganhos financeiros à tranquilidade -, mas também há outros fatores que ressaltam os benefícios de comprar pronto. Acompanhe esse texto e descubra:

Vale a pena comprar imóvel na planta?

Imóvel novo

Imóveis na planta, necessariamente precisam que você tenha mais tempo e paciência, afinal é necessário esperar a obra terminar, mas se você fechar um investimento com uma empresa idônea é garantia de que terá um imóvel novinho, sem donos anteriores para investir ou morar.

Por ser uma propriedade nova, não há necessidade de manutenção imediata, mas fique atento, é raro que a compra não exija, pelo menos, algum trabalho de finalização de itens que não sejam cobertos pela construtora.

Valorização Imobiliária

Uma das maiores vantagens de comprar um imóvel ainda em construção é que seus custos são menores do que os daqueles que já estão prontos. Isso o torna mais acessível, sendo ideal para famílias que querem economizar, sem perder a qualidade do imóvel ou para investimentos.

Se na hora da compra, o preço é menor, depois de pronto, o imóvel retoma sua valorização no mercado imobiliário. Isso acontece porque as imprevisibilidades que podem acontecer durante a construção são sanadas assim que a obra é finalizada.

Infraestrutura moderna

Um imóvel na planta tem instalações mais modernas e em melhores condições. Não apenas a infraestrutura interna da casa ou apartamento, mas todo o condomínio contará com redes elétrica e hidráulica novas, materiais de última linha e um bom acabamento. Isso evita preocupações com infiltrações, rachaduras, elevadores com defeito, portões velhos e demais problemas de manutenção.

Além disso, os espaços são melhor aproveitados e pensados estrategicamente no estilo de vida contemporâneo, o que garante maior conforto e praticidade no dia a dia dos moradores.

Tempo para economizar

Uma das maiores vantagens financeiras de comprar um imóvel na planta é o fato de que você pode planejar o pagamento.

Geralmente, com base na variação do Índice Nacional de Construção Civil (INCC), o comprador quita 30% do valor do imóvel na fase de construção. Após a entrega das chaves, os 70% restantes podem ser parcelados.

Para empreendimentos maiores, esse tempo pode ser de até um ano ou mais. Se você planejar para isso, poderá economizar uma quantia significativa antes da conclusão da obra. É excelente para o seu planejamento financeiro pessoal.

Personalização do acabamento

Mais um ponto positivo sobre comprar um imóvel na planta é poder personalizar o acabamento, fator que valoriza sua casa ou apartamento.

Você pode adicionar itens premium ao acabamento. Sempre seguindo a proposta do empreendimento e adequando os detalhes a esse estilo.

Um apartamento de luxo pede um tipo de personalização, já um apartamento mais econômico pede outros detalhes que vão valorizá-lo.

Compra segura

Comprar apartamento na planta envolve uma promessa de compra e venda e segue toda burocracia necessária para garantir a segurança tanto do comprador quanto da construtora.

Enquanto que para um imóvel pronto, o processo burocrático pode ser mais complexo. É necessário checar todos os registros e certidões (que devem estar negativas), se o imóvel está disponível legalmente para venda (fora de inventários), se há impostos em atraso, etc.

O mais importante na hora da compra é fazer seu dever de casa e pesquisar o mercado da cidade escolhida, em busca de empreendimentos inovadores, criativos e com potencial de valorização.

A Urban Company trabalha com oportunidades de imóveis na planta para pessoas que querem morar sozinhas, família ou mesmo para investidores! Confira essa seleção de lançamentos de apartamentos na Zona Norte de Porto Alegre.

Tem dúvidas no processo de compra? Acesse www.urban.imb.br e converse com um de nossos consultores. Eles irão passar todas as informações que você precisa, como tipos de financiamento, compra de imóvel na planta, documentações e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *