Vai morar sozinho? Entenda como escolher o imóvel ideal!

Chega uma fase da vida que desperta aquela necessidade de sair de casa e morar sozinho, não é mesmo?! Pode parecer um desafio para quem sempre compartilhou o imóvel com outras pessoas, sejam seus pais, irmãos, avós ou mesmo um parceiro.

Você será o único responsável financeiro pelo novo lar, por sua manutenção e até pela faxina, mas também será uma possibilidade de viver em um lugar totalmente a sua cara, com o seu estilo e sei jeito em cada canto!

É a mistura perfeita entre liberdade e responsabilidade, mas o primeiro passo para isso tudo é escolher o imóvel adequado. Então, acompanhe o conteúdo e veja o que é preciso considerar e avaliar nesse momento tão importante!

Como escolher o imóvel ideal para quem vai morar sozinho:

Tamanho do imóvel

Para avaliar qual o tamanho ideal do apartamento para morar sozinho, você pode considerar três aspectos: necessidade, comodidade e disponibilidade.

No caso da necessidade, deve-se avaliar quanto de espaço precisa ter o imóvel para que atenda a sua rotina e seu estilo de vida. O tamanho também pode ser um aspecto relevante por questões profissionais, principalmente em tempos de home office, ou também se você gosta de receber visitas, seja da família ou amigos.

No que se refere à comodidade, opte por imóveis com maior espaço de lazer e condomínio estruturado. Prefira os apartamentos com sacada, churrasqueira, academia, piscina, etc. Lembre-se que a comodidade pode aumentar os seus custos, mas se for importante para você, não hesite!

A disponibilidade pode ser dividida em dois aspectos: a disponibilidade financeira e a disponibilidade de tempo para se cuidar do apartamento, tanto para fazer sua manutenção quanto para a limpeza. Portanto, se sua disponibilidade de tempo e recursos for menor, opte por imóveis menores, e vice-versa.

Localização

Uma boa localização é um dos requisitos mais desejados em um imóvel. Um apartamento bem localizado pode fazer uma grande diferença tanto na valorização do investimento quanto na qualidade de vida dos moradores.

Em Porto Alegre, pode-se observar um crescimento muito grande do bairro Central Parque, principalmente para o público jovem que decide morar sozinho. Localizado na Zona Leste de Porto Alegre, o bairro fica próximo ao Jardim Botânico, Bourbon Ipiranga, PUCRS e a importantes vias que ligam a cidade.

Mas fique atento, para se decidir sobre qual a melhor localização é preciso avaliar a sua rotina e também o seu estilo de vida. Não deixe de avaliar as principais rotas de acesso ao bairro, a oferta de serviços como supermercados, farmácias e restaurantes nas redondezas. Assim, você não precisa se deslocar muito sempre que precisar de algo.

Condomínios

Para morar sozinho sem abrir mão da comodidade, os condomínios com infraestrutura de lazer e de serviços podem ser uma excelente opção.

O grande atrativo desse modelo de empreendimento é a segurança, muitos deles contam com equipes a postos 24 horas por dia. Mas se você é daqueles que gosta de receber os amigos, também pode optar pelos condomínios, pois eles contam com salões de festas e churrasqueiras, ideais para confraternizações.

Além disso, comodidades como piscina e academia à disposição dos moradores não é nada mal. Você economiza com despesas como o clube e academia, tudo sem sair dos portões de casa!

Avalie suas metas

Quando se faz um investimento como a compra de um apartamento, é importante considerar seus planos e metas de vida. Procurar apartamento para morar sozinho hoje ou procurar apartamento para viver por toda a vida? Dependendo de qual for sua resposta, é importante pensar na compra do imóvel como um investimento, por isso, localização, infraestrutura, tamanho, padrão, etc, devem ser considerados sob a ótica do mercado.

Qual o potencial de valorização do apartamento que você escolheu? Futuramente, você pensa em manter o imóvel ou incluí-lo em outro negócio? Além de buscar um imóvel que atenda aos seus desejos como moradia, não deixe de pensar como um investidor.

A definição de qual o melhor imóvel depende muito do seu estilo de vida, mas não esqueça que ao comprar um imóvel, você está realizando um investimento importante. Escolha com cuidado!

Saiba que para ajudar você nessa missão, você pode sempre contar com a Urban, referência em inteligência imobiliária. Nossos consultores estão preparados para buscar imóveis adequados ao seu modo de viver. Venha conhecer nossas opções!

1 comentário em “Vai morar sozinho? Entenda como escolher o imóvel ideal!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *