Aprenda a fazer textura na parede de casa e crie personalidade nos ambientes!

aprenda a fazer textura na parede de casa

Por certo, se você busca uma maneira econômica e elegante para renovar a decoração da sua casa, a aplicação de texturas nas paredes pode ser a solução perfeita! Afinal, bastam algumas ferramentas e um pouco de criatividade para transformar totalmente o ambiente, agregando personalidade e estilo através das paredes. Então, continue a leitura e aprenda a fazer textura na parede de casa com praticidade!

       Tópicos abordados:

  • Conheça os diferentes estilos de textura de parede!
  • Textura na parede para transformar a decoração de casa!
  • Aprenda a fazer textura na parede de casa!
  • Está procurando um imóvel perfeito para toda a sua família?

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça os diferentes estilos de textura de parede!

Sem dúvida existem diversos estilos de textura na parede para adicionar personalidade e estilo aos ambientes. Contudo, nós separamos alguns dos exemplos mais populares para explicar!

  1. Textura ranhurada: nesse estilo, são criados sulcos na parede, normalmente com uso de uma espátula ou rolo de textura com ranhuras. Sendo assim, o efeito final fica parecendo com linhas paralelas e pode ser aplicado tanto de forma uniforme em toda a parede quanto em áreas específicas, criando alguns detalhes em destaque.
  2. Textura Escovada: para esse efeito, composto por pinceladas suaves e aleatórias na parede, é necessário usar uma escova ou pincel largo de cerdas firmes. O estilo proporciona um ar rústico ao ambiente e pode ser utilizado em diferentes ambientes, como salas, quartos ou até mesmo em paredes externas.
  3. Textura Esponjada: com uma esponja natural ou sintética, é possível criar uma textura suave e irregular na parede. Para isso, é necessário mergulhar a esponja na tinta e aplicá-la na parede com leves batidinhas. Esse estilo é versátil e combina com as mais diferentes decorações.
  4. Textura Marmorizada: a técnica é inspirada na textura do mármore, criando um visual sofisticado. É criada utilizando tintas de tons diferentes, criando efeitos de veios e nuances semelhantes aos encontrados na pedra natural. É possível aplicar essa textura de forma sutil ou mais marcada, dependendo do resultado desejado.
  5. Textura Grafiato: mais utilizado em áreas externas, o grafiato é feito com uma camada de massa corrida e, em seguida, com uso de uma desempenadeira de aço para criar pequenas ranhuras na parede. Esse estilo apresenta um aspecto moderno e pode ser utilizado em diferentes cores, criando contrastes interessantes.

Textura na parede para transformar a decoração de casa!

As texturas nas paredes são uma forma criativa e acessível de transformar a decoração da sua casa. Por isso, para contemplar os mais diversos gostos, existem diferentes estilos de textura que podem agregar um ar clássico, contemporâneo, rústico ou sofisticado. 

Sendo assim, nas construções clássicas, as texturas mais recomendadas são as elegantes e sofisticadas. Como por exemplo as texturas marmorizadas, ranhuradas ou grafiato, que podem se adequar ao estilo, adicionando um toque de estilo e identidade ao local.

Já nas construções contemporâneas e modernas, as texturas mais recomendadas são aquelas com aspecto mais criativo. Como é o caso dos efeitos de pinceladas, texturas escovadas e até mesmo aplicações 3D que apresentam o potencial de criar uma atmosfera inovadora.

Além de agregar beleza ao local, as texturas ainda podem contribuir para uma sensação de que o ambiente é mais amplo, dependendo da escolha utilizada. Sendo assim, continue a leitura e aprenda a fazer essa transformação você mesmo!

fazer textura na parede

Aprenda a fazer textura na parede de casa!

Agora que você já sabe as vantagens de apostar em texturas nas paredes de sua casa, chegou a hora de aprender a fazer! 

Materiais necessários:

Para fazer sua textura na parede, você vai precisar de:

  1. Lixa
  2. Massa corrida
  3. Rolo de textura
  4. Espátula
  5. Tinta acrílica colorida
  6. Panos limpos
  7. Fita adesiva
  8. Plástico para proteção do piso e móveis
  9. Pincéis e bandejas de tinta

Agora que já sabe tudo aquilo o que irá precisar, aprenda as etapas do processo nos itens a seguir!

Preparação da parede:

Antes de aplicar qualquer textura, prepare adequadamente sua parede. Primeiramente comece lixando a superfície para remover irregularidades e garantir uma aderência melhor da massa corrida. Em seguida, limpe a parede com um pano úmido para remover a poeira.

Para aplicar a massa corrida na parede faça uso de uma espátula, cobrindo toda a superfície. Você pode aplicar uma camada fina e uniforme ou criar efeitos mais espessos, criando relevos e texturas. Deixe a massa secar completamente antes de ir adiante.

Aplicação da textura

Como vimos, existem diversas opções de texturas que você pode criar, desde efeitos suaves até relevo mais marcante. Você pode utilizar o rolo de textura, diferentes tipos de pincéis ou até mesmo esponjas. Depois de buscar referências e decidir qual será sua escolha, prepare-se para aplicar a textura.

Com a massa já seca na parede, utilize o rolo de textura, pincéis ou objeto escolhido para criar o efeito desejado. Você pode aplicar a textura de maneira uniforme em toda a parede ou optar por áreas específicas, para criar um resultado mais moderno. O importante é trabalhar em pequenas áreas por vez, para garantir que a textura fique bem distribuída.

Finalização da parede

Depois que aplicar a textura, deixe a parede secar completamente. Aí, utilize fita adesiva para proteger rodapés, molduras ou outras áreas que você não deseja pintar. Escolha a cor da tinta acrílica que mais combina com a sua decoração e pinte a parede com cuidado, utilizando pincéis e bandejas de tinta. Espere a tinta secar e remova a fita adesiva com cuidado. Então, pronto! Sua parede com textura vai ficar incrível!

Outras dicas válidas

Antes de iniciar o processo, faça testes em uma pequena área para experimentar diferentes técnicas e texturas. Assim, você vai entender o processo e descobrir o estilo que deseja. Além disso, para realçar a textura na parede você pode utilizar tintas com acabamento fosco. 

Para quem possui mais habilidade manual, outra dica é utilizar mais de uma cor de tinta para criar efeitos de degradê na textura. E, por fim, nunca esqueça de proteger bem o piso e seus móveis para não estragar nada durante o processo.

Está procurando um imóvel perfeito para toda a sua família?

Encontrar o lar perfeito significa pensar em todos os integrantes da família, incluindo os de quatro patas. Por isso, nós da Urban Company, podemos ajudar você a buscar o imóvel que atenda às necessidades de sua família. Converse com nossos especialistas para encontrar o seu lar ideal! 

Separamos outros conteúdos que podem lhe interessar:

Conheça as 5 principais plantas repelentes para espantar os insetos de sua casa!

Como criar um cantinho PET na sua casa: dicas práticas!

5 dicas para transformar quartos pequenos de casal em ambientes inspiradores

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *