Como criar um cantinho PET na sua casa: dicas práticas!

Crie um cantinho pet em casa

Um animal de estimação proporciona ainda mais alegria para a família. Mas é importante proporcionar a eles um espaço adequado e acolhedor, especialmente para os que ficam longos períodos sozinhos. Por isso, nesse artigo, compartilhamos dicas úteis e conhecimentos necessários para você descobrir como criar um cantinho PET na sua casa. Continue a leitura e garanta o bem-estar do seu companheiro de quatro patas.

Guia do conteúdo:

– Escolha um local seguro para criar seu cantinho PET

  • Itens que fazem toda a diferença para criar seu cantinho PET com conforto!
  • Área de alimentação no cantinho PET
  • Como criar uma área de higiene adequada no cantinho PET
  • Seu cuidado é essencial no cantinho PET

– Está procurando o imóvel perfeito para toda a sua família?


| Tempo de Leitura: 4 minutos |

Escolha um local seguro para criar seu cantinho PET

Primeiramente, para criar um cantinho PET, é necessário escolher um local adequado em sua casa, que pode ser um espaço da sala de estar ou um quarto vazio. É importante que esse espaço faça seu animal se sentir seguro e, por isso, deve conter circulação de ar, iluminação e pouco barulho.

Lembre-se também de cuidar para que o sol não fique forte o dia inteiro e que haja um ponto com sombra nos períodos com maior incidência solar. Além disso, as janelas e demais aberturas devem ser teladas  para evitar possíveis fugas ou acidentes.

Outras sugestões para segurança são remover plantas tóxicas para animais, fios elétricos acessíveis e demais objetos que possam representar riscos. E nunca deixe produtos químicos ou substâncias nocivas em locais de fácil acesso, pois seu animal não sabe os possíveis perigos e pode querer brincar com algo letal.

Itens que fazem toda a diferença para criar seu cantinho PET com conforto!

Para garantir um espaço confortável ao seu PET, alguns itens farão toda a diferença. Confira o que não pode faltar:

1- Cama aconchegante: os animais de estimação também precisam de um lugar macio e confortável para descansar. Invista em uma cama adequada ao tamanho do seu pet. Caso queira economizar, pode criar uma você mesmo seguindo tutoriais. Existem diversas opções no mercado, desde as camas tradicionais até as almofadas e colchonetes. O importante é escolher um material resistente e de fácil limpeza, para garantir a durabilidade. Também é válido levar em conta a estação do ano e colocar cobertinhas nas épocas mais frias.

2- Brinquedos: é importante proporcionar opções de entretenimento para o seu animal de estimação. Organize um espaço com brinquedos interativos, como bolas, mordedores ou jogos de inteligência para mantê-los entretidos e estimulados. No caso de gatos, brinquedos pendurados podem ser aliados. Também se lembre de oferecer alguns objetos de mastigação, como ossos ou brinquedos específicos para isso, evitando que seu pet mastigue móveis ou objetos inadequados. Se ficar inspirado, você mesmo pode fazer brinquedos especiais.

espaço pet em casa

Área de alimentação no cantinho PET

Garantir acesso à água fresca e comida é extremamente necessário. Se sua família passa o dia todo fora de casa, uma solução pode ser investir em bebedouros de água e equipamentos automáticos para dar alimentação. Ou, você pode trocar a água antes de sair para sua rotina.

Para evitar acidentes que possam deixar seu animal sem água, opte por recipientes próprios, como tigelas de água com base antiderrapante ou que tenham suporte em baixo. Outra dica é posicionar  a alimentação do seu pet em uma área próxima da água, para estimular que ele beba.

É importante lembrar que os comedouros elevados, especialmente para animais de médio e grande porte, são as melhores opções, por facilitar a digestão e evitar que eles precisem ficar abaixados. Além disso, evite deixar a ração próxima do local que contém a caixinha de areia ou tapetes higiênicos.

Como criar uma área de higiene adequada 

O mais importante é criar uma área de higiene específica para a caixa de areia, não no ambiente que tem a comida e os brinquedos. Escolha um local longe das áreas de alimentação. Ou seja, você pode ter todo o cantinho PET destinado a conforto e lazer e um novo espacinho para as necessidades fisiológicas.

No caso de gatos, para evitar odores desagradáveis, limpe a caixa regularmente e troque a areia. Já no caso dos cães, você pode destinar um espaço para colocar tapetes higiênicos ou jornais, para os momentos em que ele precisa fazer suas necessidades dentro de casa.

cantinho pet em sua casa


Seu cuidado é essencial no cantinho PET

Sem dúvidas, criar um cantinho PET em sua casa é uma forma de demonstrar cuidado ao seu animal de estimação. Também é uma maneira de evitar que ele tenha altos níveis de estresse ao ficar sozinho. 

Mas, para que seu companheiro de quatro patas se sinta seguro e mantenha sua integridade ao ficar só, o ambiente deve ser higienizado frequentemente. Isso significa remover pelos, limpar o espaço, lavar potes de água e de comida. As camas e objetos também devem ser higienizados conforme a necessidade.

Para estimular seu animal a aproveitar o cantinho PET, faça brincadeiras com ele nesse espaço nos momentos que estiverem juntos!

Está procurando um imóvel perfeito para toda a sua família?

Encontrar o lar perfeito significa pensar em todos os integrantes da família, incluindo os de quatro patas. Por isso, nós da Urban Company, podemos ajudar você a buscar o imóvel que atenda às necessidades de sua família.


Converse com nossos especialistas para encontrar o seu lar ideal! 

Separamos outros artigos que podem interessar você:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *