Principais Índices do mercado imobiliário: guia completo para entender sem complicação!

índices e taxas do mercado imobiliário entenda

Sem dúvida, o mercado imobiliário é seguro e que apresenta um cenário atrativo para quem deseja criar patrimônio e alavancar os investimentos. Mas, para o sucesso dos negócios, é necessário entender os principais indicadores e como eles  influenciam no setor imobiliário. Por isso, criamos um guia prático, com os principais índices do mercado imobiliário, para você entender de uma vez por todas e sem complicação como eles funcionam. Continue a leitura!

Neste guia você encontra:

  • Entenda os principais índices e taxas do mercado imobiliário!
  • Indicadores imobiliários: para que servem?
  • Confira os principais índices e taxas do mercado imobiliário de forma objetiva!
  • Conte com a Urban Company para investir no mercado imobiliário com sucesso!

Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos. | 

Entenda os principais índices e taxas do mercado imobiliário!

Primeiramente, é importante dizer que os índices do mercado imobiliário desempenham um papel crucial, fornecendo informações essenciais para diversos agentes, desde investidores até construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis. Esses indicadores refletem a saúde do mercado e são importantes norteadores de estratégias de investimento e decisões de negócios. 

Vamos começar falando sobre índice imobiliário, que é um indicador que oferece insights importantes para monitorar a evolução e saúde financeira do mercado. Ao avaliar diversos aspectos, como oferta e demanda, preços dos imóveis, custo do financiamento e rentabilidade de investimentos, esses índices auxiliam na tomada de decisões no setor. Por isso, é fundamental que profissionais do mercado imobiliário, ou investidores, estejam atualizados com esses indicadores, monitorando suas variações mensalmente para garantir o sucesso de seus negócios.

Indicadores imobiliários: para o que servem?

Bom, de modo objetivo, os indicadores imobiliários são ferramentas para avaliar o mercado e compreender o cenário econômico. Utilizados por governo, imobiliárias, investidores e compradores, esses índices permitem a análise da demanda por imóveis, oferta de crédito imobiliário, comportamento dos preços e a rentabilidade de investimentos em imóveis. Além disso, os indicadores são cruciais para avaliar a rentabilidade de um investimento imobiliário, considerando fatores como a valorização do imóvel, rentabilidade do aluguel e custos envolvidos na transação.

Além disso, é importante explicar que existem indicadores econômicos, que oferecem uma visão geral do desempenho econômico brasileiro, demonstrando a saúde geral do país. São diferentes dos imobiliários, que são específicos e demonstram a situação do setor.  Apesar dos indicadores econômicos terem impacto no mercado imobiliário, influenciando preços e poder de compra, é observado que o mercado imobiliário seguiu fortalecido mesmo em momentos de crise econômica e durante a pandemia da Covid-19. Sendo assim, é necessário analisar os indicadores imobiliários, que refletem as projeções para o segmento, e não somente os econômicos. 

Confira os principais índices e taxas do mercado imobiliário de forma objetiva!

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que são os índices e taxas do mercado imobiliário, elencamos os principais a seguir:

  • INCC (Índice Nacional de Custo da Construção): mede variação de materiais, mão de obra e serviços na construção civil. É importante especialmente em contratos de compra de imóveis na planta.

  • IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado): é o índice de inflação que costuma ser utilizado para reajuste de alugueis e para correção de contratos de financiamento e compra de imóveis. Então, é importante estar atento a ele.

  • IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna): muito semelhante ao IGP-M, é outro norteador utilizado na correção de alugueis e de financiamentos imobiliários.

  • TR (Taxa Referencial): é um índice de correção monetária em financiamentos imobiliários, determinado diariamente pelo Banco Central do Brasil.

  • IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo): índice oficial de inflação no Brasil, que impacta nos valores de alugueis, financiamentos e contratos de compra e venda.

  • SELIC (Taxa Básica de Juros): essa é uma das principais, pois influencia as taxas de juros em financiamentos imobiliários, afetando diretamente na demanda por imóveis.

  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor): impacta as taxas de juros em financiamentos imobiliários e influenciar no poder de compra das famílias. Pode colaborar com a compreensão de qual o melhor momento para vender seu investimento ou de manter contratos de aluguel.

  • ABRAIN/FIPE (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias / Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas): é o índice de preços de imóveis, essencial para avaliar a evolução dos preços e tendências do mercado.
  • CUB (Custo Unitário Básico): esse índice é utilizado na construção civil, sendo referência para o cálculo do valor de imóveis.

  • CDI (Certificado de Depósito Interbancário): é uma referência para taxas de juros em financiamentos imobiliários, que impacta na acessibilidade ao crédito.

Conte com a Urban Company para investir no mercado imobiliário com sucesso!

Com toda a certeza, para investidores que buscam oportunidades de impulsionar o portfólio com diversificação, segurança e estabilidade, o mercado imobiliário é a opção certa. Afinal, com expertise e compreensão das principais estratégias a serem traçadas, é possível ampliar o patrimônio e elevar o portfólio de investimentos através do mercado imobiliário.

Por isso, conte com nosso time de especialistas, da Urban Company, para ajudar você a encontrar as melhores opções de negócios. Somos case de sucesso em investimentos imobiliários e auxiliamos na construção de portfólios consistentes e lucrativos para os nossos parceiros.

        Separamos outros artigos que podem lhe interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *