Taxa Selic: tudo sobre um dos principais norteadores do mercado imobiliário

Taxa Selic e a influência no mercado imobiliário

Provavelmente você já ouviu falar sobre a Taxa Selic, um dos principais índices econômicos brasileiros que impacta diversos setores da economia. Apesar de ser conhecer, você realmente entende o que é e para que serve esse índice? Neste guia vamos explicar tudo sobre a Taxa Selic e demonstrar como ela influencia no mercado imobiliário. Continue a leitura e entenda!

Tópicos desse conteúdo:
– Perguntas e respostas: tudo sobre a taxa Selic
– A importância da Taxa Selic para investidores do setor imobiliário

| Tempo de leitura estimado: 3 minutos |

Perguntas e respostas: tudo sobre a taxa Selic

Preparamos um guia prático, com perguntas e respostas objetivas, para ajudar você a entender tudo sobre a Taxa Selic e o mercado imobiliário. Vamos conferir?

Criada em 1999 pelo Banco Central Do Brasil (BCB), se trata de um índice econômico base. É conhecida como a taxa básica de juros do Brasil, pois ela afeta diretamente todas as outras taxas de juros existentes no país. O BCB gerencia o “Sistema Especial de Liquidação e Custódia” (Selic), onde as instituições financeiras registram todas as operações de compra e venda de títulos do Tesouro Nacional.

Como é definida a Taxa Selic?

A Taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, que estabelece a 45 dias qual será o percentual adotado. Para definir a margem, eles analisam fatores internos e externos como as expectativas da inflação, o balanço de riscos e a atividade econômica mundial. Assim, o Copom define se a próxima meta da Taxa Selic terá aumento, queda ou estabilidade.

O que é Taxa Selic Meta e o que é Taxa Selic Over?

O Copom define a Selic Meta a cada 45 dias, e seu percentual serve de base para todas as outras taxas de juros aplicadas no país. No entanto, apesar de ser a mais famosa, ela representa uma meta de alíquota a ser adotada no intervalo de tempo entre uma reunião e outra do Copom.

Enquanto a Selic Over representa a taxa real aplicada na economia e está diretamente ligada aos empréstimos realizados entre os próprios bancos, para cumprirem a medida do BCB e não terminarem o dia com fluxo de caixa negativo. Sendo assim, a média dos valores aplicados diariamente nessas negociações dá origem à Taxa Selic Over. 

Como funciona?

A Taxa Selic impacta o cenário econômico e financeiro do Brasil. Afinal, ela define a taxa básica de juros para todas as transações do país. Ela também regula a inflação, tanto nos aumentos quanto nas quedas (se a inflação está alta, o BCB aumenta a Selic para frear o consumo, e se a inflação está baixa, reduz a taxa de juros para estimular o consumo e retomar o aquecimento da economia).

Como influencia o mercado imobiliário?

A variação da Taxa Selic influencia o mercado imobiliário de diversas maneiras, direta e indiretamente, pois determina as taxas de juros, linhas de crédito e oportunidades no mercado imobiliário. Acompanhar esse indicador é importante para saber um bom momento para vender seu imóvel de investimento ou de segurar ele para a geração de renda passiva por alugueis, por exemplo.

Onde acompanhar?

Essas e outras taxas, podem ser acompanhadas diariamente ou mensalmente, no site do Banco Central do Brasil.  O histórico completo dos anos anteriores também fica disponível neste portal.

A importância da Taxa Selic para investidores do setor imobiliário

Através do guia prático compartilhado acima, ficou clara a importância da Taxa Selic para a economia brasileira e como ela desempenha um papel norteador sobre investimentos. Por isso, é essencial que os investidores do segmento imobiliário estejam atentos a esse indicador, para a tomada de decisões estratégicas.

Mas, apesar das variações, o mercado imobiliário é mais estável do que outros e se mostra menos vulnerável ao dinamismo da economia brasileira. Claro que ainda assim é importante estar atento aos movimentos da economia, para tomar decisões inteligentes, contudo é válido observar que  o panorama do mercado imobiliário seguiu fortalecido mesmo diante das oscilações nos indicadores econômicos brasileiros, demonstrando sua força e solidez.

Sendo assim, estar atento à esses indicadores é uma estratégia adotada para compreender o melhor momento para vender seu imóvel, caso deseje. Também é uma forma de compreender quando o cenário é mais promissor para manter o imóvel gerando renda passiva de alugueis ou para tomar a decisão de financiar mais um imóvel, por exemplo.

Aqui na Urban Company somos case de sucesso em investimentos imobiliários e podemos ajudar você a se posicionar nesse mercado com estratégias consistentes. Converse com nossos especialistas para encontrar as melhores opções para construir um portfólio forte e lucrativo.

        Separamos outros artigos que podem lhe interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *