Você Sabe Como São Definidos Os Preços Dos Imóveis?

Na hora de procurar um imóvel, as pessoas costumam priorizar diferentes fatores essenciais que podem influenciar na escolha, de acordo com as suas necessidades pessoais, como o tamanho, a localização, a segurança ou a infraestrutura do ativo. Mas você já sabe como o valor de um imóvel é, de fato, determinado?

Apesar da crença que a valorização de imóveis é constante, o preço desses ativos também pode sofrer queda ou ascensão. Isso porque são estabelecidos pelo mercado, e dependem tanto de fatores específicos como das condições do entorno.

Quando um prédio é localizado próximo a serviços essenciais, como supermercados, hospitais, farmácias, bancos e paradas de ônibus, ele torna-se automaticamente valorizado, mesmo que a infraestrutura do edifício em questão não apresente tantas vantagens.

Estudos de mercado estimam que apenas a localização do ativo pode chegar a ter um peso de 20% no valor total do imóvel, tornando-se um dos elementos mais decisivo na hora de estabelecer um preço.

Por outro lado, segurança chega a ser na maior parte dos casos o segundo fator mais valorizado, tendo, em média, um peso de 15% do valor total.

Quanto mais seguro é o bairro em que o prédio está localizado, mais valoriza-se o imóvel. No quesito segurança também é inclui-se o quão seguro é o prédio em si, ou seja, a utilização de porteiros, funcionamento de portões automáticos, os elevadores automatizados, planejamento contra incêndios, etc.

Também alguns fatores externos podem influenciar na valorização do ativo, como a oferta e demanda por imóveis de uma determinada região; a criação ou destruição de infraestrutura no entorno; as taxas de juros de financiamento de imóveis; ou o aumento da população local. Tudo isso tem um peso variável no valor final, e depende das características de cada entorno local em um momento determinado.

Por fim, também influenciam no valor do imóvel as características do mesmo, assim como todos os recursos que o condomínio oferece (piscina, salão de festas, parquinhos, ou vagas na garagem, por exemplo). Geralmente nesse quesito são avaliados, além do tamanho, fatores como varanda, vista, e o andar em que se encontra.

Você tem interesse neste assunto? Fale com os nossos especialistas para mais informações!

1 comentário em “Você Sabe Como São Definidos Os Preços Dos Imóveis?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *