O que esperar do mercado imobiliário em 2023?

O que esperar do mercado imobiliário para 2023?

O mercado imobiliário tem sido destaque na economia Brasileira nos últimos anos e em 2023 não deve ser diferente, a projeção dos especialistas é que o mercado imobiliário mantenha-se aquecido para os próximos anos, portanto separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o que esperar do mercado imobiliário em 2023.

Nesta matéria você verá tudo o que precisa saber sobre o que esperar para o mercado imobiliário em 2023, confira os tópicos deste conteúdo:

  • Como se portou o mercado imobiliário em 2022, 2021 e 2020;
  • Qual é a importância do setor imobiliário para a economia brasileira?
  • Quais as tendências do setor imobiliário para 2023?
  • O que esperar para o mercado imobiliário em 2023?

Como se portou o mercado imobiliário em 2022, 2021 e 2020

Em meio ao lockdown no auge da crise da pandemia em 2020 o setor imobiliário surgia como o grande catalisador da economia e mostrava que mesmo em meio ao caos o setor não só permanecia aquecido mas também cresceria e foi exatamente isso o que aconteceu.

Durante a pandemia as pessoas ficaram mais em casa e com isso muitas delas descobriram necessidades diferentes para seu lar, como: uma varanda, um quintal, ou um espaço para trabalho, aliado a isso as pessoas também aumentaram seu nível de poupança uma vez que não podiam sair para festas ou viajar. Por último e não menos importante a taxa de juros brasileira caiu para a mínima histórica e a junção de todos esses fatores culminou em um mercado que cresceu 9,8% em 2020, 12,8% em 2021 e a previsão é de fechar 2022 com crescimento mínimo de 5%, um crescimento de 27,50% em três. anos.

Quais as tendências do setor imobiliário para 2023?

O mercado imobiliário sem sombra de dúvidas vai seguir aquecido em 2023, tivemos nos últimos anos um protagonismo muito grande dos setores de alto padrão e de luxo no mercado imobiliário e esse setor deve seguir aquecido em 2023, segundo dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o mercado imobiliário de luxo deve crescer mais de 50% em 2022. O Brasil deve ganhar mais de 306 mil novos milionários até 2026 segundo matéria do UOL, essa notícia somada a um mercado com alta demanda e já aquecido trará um boom no mercado de luxo e alto padrão brasileiro.

Um mercado que pouco cresceu e deve crescer muito em 2023 é o mercado de moradias populares, o Casa Verde e Amarela. Fruto de políticas governamentais o programa deve ganhar protagonismo no novo governo que assume a partir de 01 de janeiro, portanto teremos em 2023 dois setores muito fortes concorrendo na liderança das vendas no setor imobiliário brasileiro, esses movimentos só favorecem o mercado que deve crescer bastante.

Por fim outro fator que corrobora com o crescimento do setor imobiliário para 2023 é a taxa Selic, a taxa Selic é fundamental para o mercado imobiliário pois ela é ancora para precificação das taxas de juros cobradas nos financiamentos imobiliários, a taxa Selic atualmente é de 14% e a previsão dos analistas é de fechar 2023 em 11% e em 2024 em 8%, isso barateia o crédito e impulsiona o setor imobiliário.

O que esperar para o mercado imobiliário em 2023?

Podemos esperar que o mercado imobiliário em 2023 siga pujante como nos anos anteriores e certamente crescerá ainda mais, os fatores macroeconomicos são favoráveis e há também uma grande demanda reprimida dos programas sociais, somadas a ascensão de novos milionários no país que deverão seguir aquecendo o setor de alto padrão e de luxo, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), mais de 60% dos empresários do ramo imobiliário esperam que 2023 seja um ano melhor do que 2022. É a primeira vez na história que o mercado imobiliário projeta ter dois nichos grandes super aquecidos em um ano, geralmente quando um setor do mercado está aquecido o outro não, portanto devemos ter um ano muito bom para o setor imobiliário em 2023.

Conte com uma consultoria e assessoria imobiliária especializada para fazer o melhor investimento

Para fazer o melhor negócio você deve contar com uma assessoria imobiliária especializada, para isso conte com a Urban, somos especialistas em imóveis de médio e alto padrão, lhe ajudamos a investir ou comprar o imóvel dos sonhos, só em 2022 foram mais de 450 clientes satisfeitos, clique no botão de whatsapp e fale com um especialista.

1 comentário em “O que esperar do mercado imobiliário em 2023?”

  1. Pingback: Mercado imobiliário projeta crescimento ainda maior para o ano de 2023 - Portal Comunique-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *