8 dicas de decoração para ampliar os ambientes da sua casa

ampliar ambientes pequenos com decoração

É fato que decorar ambientes pequenos não é uma tarefa fácil, pois exige ainda mais atenção para manter o conforto e a beleza dos cômodos. Mas, com as 8 dicas de decoração que separamos neste artigo, você pode ampliar os ambientes da sua casa sem precisar de reformas!

Continue a leitura e descubra as principais estratégias de design para ampliar visualmente os ambientes do seu lar. Sem dúvidas esses truques irão proporcionar a sensação de mais espaço e conforto em cada cantinho da casa.

Guia dos tópicos abordados a seguir:
– 8 Dicas para ampliar visualmente seu lar: transforme espaços pequenos em ambientes incríveis
– O lar dos seus sonhos está aqui!

Tempo de leitura 3 minutos | 

8 Dicas para ampliar visualmente seu lar: transforme espaços pequenos em ambientes incríveis

 

Quando pensamos em casas dos sonhos, muitas vezes imaginamos cômodos amplos, espaçosos e cheios de luz. No entanto, também é possível criar ambientes incríveis em pequenos espaços. Para isso, é preciso ter em mente que cada metro quadrado importa e planejar bem cada etapa da decoração.

Afinal, com alguns truques de decoração, é possível transformar os espaços pequenos, gerando a sensação de amplitude, conforto e estilo. Prepare-se para transformar seu lar e torná-lo ainda mais charmoso e acolhedor com as dicas abaixo!

1. Cores claras nas paredes e móveis 

Primeiramente, é importante lembrar que as cores das paredes e móveis fazem toda a diferença na sensação de amplitude. Por isso, optar por cores claras, como branco, bege e tons pastel, é uma ótima estratégia para criar a ilusão de um espaço maior. Isso porque as cores claras refletem a luz, gerando uma sensação de luminosidade e amplitude nos ambientes.

Outra dica é aplicar uma tonalidade mais forte nas paredes laterais e uma cor clara ao fundo, que também gera a sensação de amplitude.

2. Espelhos estrategicamente posicionados

Com toda a certeza, os espelhos são grandes aliados para ampliar visualmente os espaços. Para esse truque dar certo, você deve posicionar estrategicamente um espelho amplo na parede do cômodo em questão. Dessa maneira, ele reflete a luz e cria uma sensação de profundidade, fazendo o ambiente parecer mais espaçoso. 

Um exemplo de uso é posicionar o espelho em frente às portas de entrada, na cabeceira da cama ou em frente à cama. Também existem projetos belíssimos com espelhos na parede atrás da mesa de jantar. 

dicas de decoração em ambientes pequenos

3. Iluminação adequada

Tanto para ter a sensação de amplitude, quanto para o conforto no ambiente, uma iluminação adequada é crucial. Sendo assim, a combinação entre iluminação natural e artificial, é sempre uma ótima pedida.  Esse estilo de iluminação, que preza as entradas de luz, garante uma boa entrada de luz durante o dia e utiliza lâmpadas com temperatura de cor branca para criar um ambiente mais luminoso à noite. É claro que, para que haja mais aconchego, você pode contar com luzes de abajures e luminárias, em tons quentes, para equilibrar. 

4. Móveis multifuncionais: 

Utilizar móveis multifuncionais é uma excelente maneira de otimizar o espaço disponível. Então, escolha aqueles móveis que ofereçam soluções de armazenamento integradas, como camas com gavetas embutidas, cama box baú, mesas dobráveis ou sofás com compartimentos internos.

Além do mais, invista em prateleiras e armários aéreos, que não ocupam o espaço da casa. Em caso de residência própria, fazer um projeto de móveis planejados é a melhor maneira de aproveitar cada espaço com inteligência. Mas, mesmo em casas alugadas, com as escolhas certas, é possível aproveitar bem os ambientes com o uso de móveis multifuncionais.

5. Organização e desapego: 

O acúmulo de objetos e a desorganização pode fazer com que até mesmo os espaços maiores pareçam pequenos e apertados. Sendo assim, mantenha sua organização em dia e desapegue de objetos desnecessários, que você realmente não utiliza. 

Para facilitar a organização, use caixas organizadoras e outros itens como divisórias que ajudam a manter tudo em seu devido lugar. Essa simples atitude de retirar os excessos já gera uma sensação de espaço maior!

6. Utilize divisórias

Para maximizar o espaço disponível em ambientes pequenos, as divisórias são uma boa opção. Assim, você evita ter que construir paredes sólidas. Para isso, crie soluções inteligentes que dividam os espaços sem comprometer a sensação de amplitude.

Um bom exemplo para isso são as estantes vazadas, que fornecem espaço para guardar itens enquanto criam divisões visuais entre os ambientes. Você pode exibir livros, plantas ou objetos decorativos nas prateleiras, ao mesmo tempo em que separa de forma sutil a sala de estar da área de jantar, por exemplo.

Lembre-se de que, ao usar divisórias, é importante encontrar um equilíbrio entre a separação dos ambientes e a sensação de espaço aberto. Então, mantenha sempre a continuidade visual entre os ambientes e as entradas de luz. 

7. Uso estratégico de tapetes 

Parece simples, mas os tapetes quando bem utilizados podem desempenhar um papel importante na definição de áreas e na delimitação visual dos cômodos. No caso de cozinha e sala conjugadas, por exemplo, é uma excelente maneira de dividir os ambientes visualmente.

Para isso, escolha tapetes de tamanho adequado, que não fiquem maiores do que o cômodo, e os posicione de forma estratégica, destacando as áreas principais e criando uma sensação de unidade.

8. Aproveite a área externa: 

Se sua casa conta com uma área externa, como jardim ou varanda, por exemplo, aproveite como uma extensão de seus ambientes internos. Ou seja, crie um espaço agradável ao ar livre, com móveis confortáveis e plantas, proporcionando uma sensação de expansão do espaço habitável da sua casa.

Também é possível usar redes, cadeiras, bancos ou outros elementos que tornem aquele espaço um local gostoso para passar o seu tempo e/ou receber visitas.

O lar dos seus sonhos está aqui!

Sem dúvidas, o segredo de uma boa decoração está na soma de planejamento, combinação de elementos visuais, organização inteligente e uso criativo dos recursos disponíveis. Além disso, lembre-se de buscar imagens de inspiração. Assim, é possível criar ambientes incríveis e acolhedores para viver com ainda mais conforto.

Mas, se você está em busca do lar dos seus sonhos, conte conosco da Urban Company para auxiliar nessa jornada. Nossos especialistas estão preparados para encontrar a casa ideal para você e sua família! 

Apartamento decorado em Porto Alegre Rio Branco com a Urban Compan=ny
Conheça esse belíssimo apartamento no Bairro Rio Branco, em Porto Alegre, e apaixone-se!

 

Separamos outros conteúdos que podem lhe interessar:
Conheça as 5 principais plantas repelentes para espantar os insetos de sua casa!

Como criar um cantinho PET na sua casa: dicas práticas!

5 dicas para transformar quartos pequenos de casal em ambientes inspiradores

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *