Onde investir após as eleições de 2022?

Onde investir após 2022 ?

Assim como você é natural que muitas outras pessoas estejam nesse momento se perguntando onde investir após as eleições de 2022? De um lado há aqueles que com sentimento de vitoriosos estão eufóricos e buscam alcançar o melhor rendimento, de outro lado há aqueles que amargam o sabor da derrota e buscam nesse momento fazer investimentos mais conservadores, o fato é que o tema “eleições” mexem com todos independente do lado que as pessoas estão.

Neste artigo trazemos um estudo profundo e de forma clara sobre o momento político e econômico do país para ajudar você a alocar melhor seus recursos investindo da maneira correta.

Confira o índice desse artigo:

  • Vídeo: Onde investir após as eleições de 2022?
  • Entendendo a economia brasileira 
  • Governos anteriores do candidato eleito,  Lula
  • Números dos governos Lula
  • Onde investir após eleições de 2022?
  • Investimentos durante o governo Lula
  • Números atuais
  • Conclusão

Vídeo: Onde investir após as eleições de 2022

Confira uma análise compacta sobre os principais fatores a se levar em consideração após as eleições.

Entendendo a economia brasileira

Em primeiro aspecto devemos analisar o cenário atual da economia Brasileira. Fato indiscutível é o bom momento da economia brasileira que hoje é a primeira nação entre os grandes globais a controlar a inflação e os indicadores para o PIB demonstram que em 2022 o Brasil irá crescer (projeção do PIB crescer 2,8%) mais do que muitas potenciais mundiais (Projeção EUA:1,6%, Alemanha: 1,5%, Japão: 1,7%). Com a crise sanitária controlada o pais pode reabrir o comércio e aquecer sua economia e alguns pontos foram e estão sendo fundamentais para o bom momento da economia brasileira, vejamos:

  1. Comodities: O conflito na europa pressionou o preço das comodities para cima e o Brasil é um dos grandes exportadores mundiais de comodities, por isso o Brasil é diretamente beneficiado economicamente já que suas comodities são valorizadas.
  2. Pressão Russa: A Russia tradicionalmente é um grande destino de investidores com apetite a investir em países emergentes, entretanto no contexto atual os investidores tem retirado seu capital do pais e o Brasil surge como expoente recebendo grande fluxo de capital estrangeiro.
  3. Reabertura do mercado Chinês: Com o afrouxamento do lockdown na China o setor produtivo retoma e a demanda na cadeia de suprimentos aumenta o nível das exportações brasileiras.

O cenário econômico global favorece a economia brasileira e isso permanecerá no curto e médio prazo independente dos rumos do governo uma vez que o comércio global de comodities seguirá aquecido e os preços tendem a seguir pressionados enquanto a Europa estiver em conflito. O fluxo de capital estrangeiro também vai seguir positivo no Brasil grande parte em razão da valorização das comodities brasileiras no comércio global mas também porque as sanções econômicas impostas a Rússia seguirão por muito tempo.

Base política

Sabendo já que o cenário global acena positivamente para o Brasil já temos uma boa dimensão do que poderemos ter daqui pra frente, mas não menos importante podemos também avaliar o cenário político nacional para entender onde investir após as eleições de 2022? O Brasil acabou de passar por uma das eleições mais polarizadas de todos os tempos, portanto o próximo presidente terá uma oposição muito ativa principalmente pelo fato de 75% das bancadas no congresso e senado serem alinhadas ao atual governo do presidente Jair Bolsonaro. Nesse ponto considerando que o presidente da república necessita do apoio do congresso para poder aprovar as leis e reformas nós podemos concluir que os rumos da economia e da política em geral seguirão um caminho mais conservador uma vez que a maioria no congresso possui alinhamento mais a direita, portanto não teremos nenhuma “guinada brusca no sentido oposto” do caminho que já vínhamos trilhando.

Outro aspecto importante neste contexto diz respeito ao diretor do banco central, Campos Neto atual presidente do Banco central tem mandato até 2024, o banco central tem atualmente autonomia e o cargo de presidente do banco central possui mandato fixo, portanto a política monetária atual seguirá o mesmo rumo pelo menos até 2024.

Governos anteriores do candidato eleito,  Lula

Neste momento da leitura para aqueles leitores opostos ao candidato eleito Luis Inacio Lula da Silva certamente já há suspiros de alívio no entendimento do panorama favorável que o Brasil se encontra, seja por obra do destino ou não. Mas queremos aqui ir além e por isso buscamos dados dos dois mandatos anteriores de Lula para avaliar no aspecto econômico a realidade brasileira daquela época, sempre deixando muito claro que este artigo é completamente apartidário e não visa elevar o moral de um lado ou outro da história e sim sintetizar uma teoria de investimentos ao qual entendemos ser a mais segura e apropriada para o momento.

Números dos governos Lula

Antes de assumir a presidência da república em 2003 havia nos mercados um sentimento de desconfiança generalizado, Lula era o primeiro presidente de esquerda a governar o Brasil e a apreensão era grande assim como agora em alguns setores da sociedade.

O cenário em 2003 era muito semelhante ao atual, em 2003 o país encontrava-se com as contas equilibradas com recente sucesso do plano real assim como o atual momento, a China crescia a passos largos e o Brasil era peça chave nesse crescimento fornecendo matéria prima, o cenário de investimentos e comércio global para o Brasil era muito favorável assim como é neste exato momento. Neste momento vou buscar o máximo de isenção e por isso comentar que seja por pura sorte ou competência a grande verdade é que o governo Lula e o Brasil surfaram essa onda e quis o destino (alguns dirão que por obra divina e outros dirão que por pura sacanagem) que Lula assumisse novamente o Brasil em momento econômico com desenhos muito parecidos.

Sem mais delongas, durante o governo de Lula o Brasil teve um crescimento do PIB na ordem de 36,70% durante seus dois mandatos.

Crescimento do PIB brasileiro em percentuais.
Crescimento do PIB brasileiro em percentuais.

Praticamente todos os setores surfaram uma onda de crescimento durante esse período, especialmente o mercado imobiliário que foi o grande propulsor da economia brasileira.

Onde investir após eleições de 2022?

Bem, chegamos aqui ao tema central do nosso artigo: onde investir após as eleições de 2022? Trouxemos anteriormente uma contextualização de cenários para dar entendimento ao conteúdo central aqui proposto.

Existem diversos tipos de investimento no globo, vamos reunir aqui os mais populares e acessíveis ao investidor doméstico, portanto usaremos como base comparativa os seguintes tipos de investimentos: Renda fixa, Ações e mercado imobiliário. Deixamos de lado aqui outros investimentos como por exemplo as criptomoedas por serem um mercado muito volátil e ainda recente, para se ter uma idéia a principal criptomoeda, o Bitcoin perdeu ais de 71% de valor de mercado nos últimos 12 meses.

Bem, quer gostemos ou não todos os setores produtivos foram bem durante os dois mandatos do governo Lula (reforçando aqui nossa imparcialidade política e reforçando aqui mais uma vez que a boa hora do governo Lula é tido por muitos como competência e por outros como sorte do destino em uma junção de fatores propícios, semelhantes ao momento atual). Mas vamos aqui nos atentar aos números e analisar de maneira racional, deixando de lado qualquer sentimento, investimentos precisam ser feitos a sangue frio, analisando números e cenários e é o que queremos aqui nos ater.

Investimentos durante o governo Lula

Durante os dois mandatos do governo Lula o Ibovespa cresceu 566%, parece muito e de fato é, entretanto o investidor que se dispõe a se expor ao risco de investir na bolsa de valores precisa ter estomago forte para as grandes oscilações, além disso é muito improvável até mesmo para os traders mais experientes descobrir qual é o fundo máximo do preço da ação e o topo máximo para surfar toda essa onda de valorização. De todo modo, o Ibovespa cresceu muito, só não cresceu mais do que o mercado imobiliário. O número de unidades financiadas no Brasil deu um salto de 1.600% durante o governo Lula, esse indicador é um grande balizador do mercado imobiliário, ele indica o crescimento e a demanda do mercado e não precisa aqui nem mencionar que com uma forte demanda como esta os preços disparam, é assim em todo mercado, a boa e velha regra de oferta e demanda. O investidor que investe no mercado imobiliário é um investidor que dorme mais tranquilo sabendo que independente das oscilações econômicas o seu bem permanece valorizando ou no pior dos cenários corrigindo ao menos a inflação. Já o CDI, índice que serve como referência para a maioria dos títulos de renda fixa, acumulou alta de 120%, entretanto quando colocamos na conta a inflação do mesmo período que foi de mais de 57% o retorno fica muito a quem do esperado, com retorno de 63% no período, ou 7,87% ao ano de retorno real.

Números atuais

Vimos na seção anterior os números dos principais indicadores durante os dois mandatos do governo Lula, iremos agora fazer um estudo situacional com dados mais próximos a nossa realidade, analisando casos reais na cidade de Porto Alegre e traçando um paralelo íntimo entre ações, imóveis e renda fixa.

Trazemos agora nossa análise para um contexto mais atual, vejamos aqui os 3 últimos anos de evolução do Ibovespa:

Crescimento do índice Ibovespa de junho de 2019 a novembro de 2022.
Crescimento do índice Ibovespa de junho de 2019 a novembro de 2022.

De junho de 2019 a 01 de novembro de 2022 o índice Ibovespa cresceu 23,41%,  entre altos e baixos o índice ainda conseguiu apresentar rentabilidade nesse período, ficando com rentabilidade média anual de 7,80% ao ano.

Já o CDI (índice de referência para a maior parte dos fundos de renda fixa) apresenta rentabilidade acumulada de 19,41% em 3 anos, média de 6,47% anual, praticamente aqui repondo a inflação do período.

Olhando para o mercado imobiliário e pegando um exemplo real, vemos um exemplo de um imóvel que na época de seu lançamento em junho de 2019 era vendido por R$253.998,00, o lançamento foi sucesso absoluto e todas as unidades foram vendidas em menos de 45 dias (360 unidades ao todo), atualmente (novembro de 2022) a construtora tem apenas 04 unidades (é natural no decorrer da obra que algumas unidades retornem ao estoque) e o valor de comercialização hoje é de R$411.947,00, uma valorização de 62% em 3 anos, o mesmo período usado como base para os índices anteriores. Vale lembrar que no caso aqui em análise o imóvel estava em obra e é justamente durante este período que um imóvel tem sua maior valorização, após ser entregue o imóvel seguirá valorizando e ainda obterá renda de aluguel caso o investidor resolva não vender.

É importante ressaltar que há diversos fatores na hora de investir em um imóvel, todo imóvel na planta valoriza e isso é inegável, entretanto há algumas oportunidades que valorizam mais e para analisar essas oportunidades é preciso contar com uma assessoria especializada.

Vejamos um resumo da análise acima:

Comparativo entre ibovespa, Imóveis e renda fixa para você saber onde investir após as eleições de 2022
Comparativo entre ativos de investimentos diferentes (Ibovespa, Renda fixa e imóvel)

Conclusão sobre onde investir após as eleições de 2022

Mas afinal, ” Onde investir após as eleições de 2022?”.Quando se trata de investimentos, é unanime entre todos os especialistas que os investidores precisam diversificar e respeitar seu perfil de investimento, portanto recomendamos sempre que nossos clientes diversifiquem seus investimentos e somente se exponham a mercados muito voláteis como ações ou criptomoedas caso tenham um perfil agressivo de investimento e disponibilidade para grandes perdas que podem eventualmente acontecer. Os imóveis seguem sendo os ativos mais seguros e como visto neste estudo podem também apresentar uma rentabilidade muito acima dos demais investimentos, isso porque quando você investe em um imóvel você investe em um item de necessidade básica, afinal independente do cenário econômico todos precisam de um teto, alguns irão comprar, outros precisarão alugar e entre quem compra, vende ou aluga há sempre um investidor lucrando com essas operações,  por isso de forma irrefutável o investimento imobiliário feito de maneira inteligente segue sendo o investimento mais indicado, afinal como diriam nossos pais ou avós: ” Quem investe em terra não erra“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *