Financiar um imóvel em 2023: será que vale a pena?

Financiar um imóvel em 2023 com a Urban Company

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja para realizar o sonho da casa própria ou para investir e ampliar o patrimônio, comprar um imóvel é uma grande conquista. Contudo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual o momento ideal para dar esse passo, considerando o necessário planejamento financeiro e a leitura de mercado. Por isso, neste artigo, vamos demonstrar que financiar um imóvel em 2023 vale a pena para o seu bolso e, também, dar algumas dicas que podem auxiliar na sua jornada rumo à compra. Continue a leitura para conferir!


Neste artigo você encontra:

  • Qual a hora certa de comprar um imóvel?
  • Financiar um imóvel em 2023: é um bom momento?
  • FGTS do Futuro: mais uma facilidade para financiar um imóvel em 2023
  • Encontre o imóvel perfeito para você na Urban Company!

Qual a hora certa de comprar um imóvel? 


A compra de um imóvel representa um grande investimento e, portanto, pode deixar muitas pessoas inseguras sobre qual o melhor momento para tomar tal decisão. Mas, a verdade é que, quanto antes for possível dar este passo, melhor. Afinal, além de evitar gastos sem retorno com aluguel, o mercado imobiliário está em constante valorização. Ou seja, ao comprar um imóvel, ele será mais valioso com o passar do tempo.

Claro que para viabilizar a compra de um imóvel é necessário ter um planejamento financeiro, mas com tantas alternativas de financiamento imobiliário existentes no mercado, fica cada vez mais fácil. Além disso, em alguns casos, até mesmo o valor de entrada pode ser parcelado, tornando a compra ainda mais acessível.

Outra facilidade prevista para 2023, são as atualizações no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em que será possível criar crédito consignado através do FGTS do Futuro. (Mais adiante falaremos sobre essa novidade!)

 

Financiar um imóvel em 2023: é um bom momento?

 

É fato que os juros não são tão atrativos quanto os do mercado de 2020, quando a taxa Selic atingiu o menor índice da história. Além disso, em 2020 a TR (taxa referencial) estava zerada. Mas, é importante ter em mente que as leituras de mercado apontam um cenário cada vez mais aquecido e com crédito mais elevado. Portanto, não é assertivo se pautar no mercado de 2020 que se comportou de forma atípica em função da pandemia.

Outro ponto é que após as eleições presidenciais, e passadas todas as definições dos ministérios, o mercado também volta a estabilizar, por ficar mais previsível. Isso costuma atrair ainda mais os olhares dos investidores do ramo imobiliário. Ou seja, tudo indica que o mercado imobiliário seguirá em alta.

Segundo a  Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), os apontamentos são de que 31% dos brasileiros de classe média e alta estão em busca de uma casa nova, seja para sair do aluguel, investir ou aumentar seu patrimônio.

Sendo assim, não existem motivos para esperar, pois nenhuma pesquisa confiável demonstra que as taxas vão diminuir. Na verdade, considerando o déficit habitacional do nosso país, a procura por moradia será crescente. Então, financiar um imóvel em 2023 vale a pena, pois se trata de um investimento seguro e assertivo. 

Apesar dos números das taxas assustarem alguns compradores, especialistas do ramo deixam claro que é um momento oportuno para negócios.  Especialmente para quem está sonhando com a casa própria, não existem motivos para aguardar. Hoje em dia, ter um patrimônio é garantir, além do conforto e da qualidade de vida, a valorização do dinheiro investido e uma garantia para o futuro.

Financiar um imóvel em 2023 com a Urban Company

FGTS do Futuro: mais uma facilidade para financiar um imóvel em 2023

O FGTS, que já é utilizado por muitos trabalhadores do regime CLT, para amortizar a entrada de um imóvel, terá atualizações positivas em 2023. O FGTS do Futuro foi criado para garantir uma nova modalidade de uso, que pretende facilitar a compra da casa própria.
A proposta do FGTS do Futuro é simples: ao invés de acumular o dinheiro no fundo para, depois, usar no financiamento imobiliário, agora os usuários poderão utilizar um crédito consignado antecipado. 

Quem optar por essa forma de uso,  terá o saldo dos depósitos futuros feitos pelo empregador bloqueados para saque até que a dívida seja quitada. A vantagem é não precisar esperar para ter o valor desejado para realizar o sonho da moradia.  

Vale mencionar que essa ação está sujeita a análise para os usuários terem acesso.

Urban Company: sua parceira na busca do imóvel perfeito para financiar em 2023 

Agora que você sabe que vale a pena dar esse passo e financiar um imóvel em 2023, conte com a nossa equipe, da Urban Company, para ajudar a realizar seu sonho! Somos referência no mercado e encontramos o imóvel ideal para cada realidade, além de mapear junto com os clientes, as melhores formas de pagamento. Conheça nosso site e veja algumas das nossas opções em imóveis ou fale com nossos especialistas imobiliários no WhatsApp!

 

Aqui vão outros artigos que podem interessar você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *