Quando Vale A Pena Financiar Um Imóvel?

O sonho de possuir uma casa própria faz parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Para aqueles que buscam essa realização ou procuram opção para alocar seus recursos e para os que são mais avessos ao risco na hora de investir e procuram garantir renda fixa segura e estável, o financiamento de imóveis, então, pode ser um caminho.

Mas quando vale a pena financiar um imóvel? Neste post vamos te dar uma resposta!

O mercado imobiliário é um termômetro de como a economia do país está se comportando. Em períodos de crise, o governo tende a injetar dinheiro nos bancos para melhorar as condições de créditos dos consumidores, que tendem a reduzir os gastos.

Se por um lado a demanda por imóveis reduz, por outro, aumenta a oferta de propriedades disponíveis e, nessa equação, os preços finais caem. Com isso, quem está preparado para fechar negócio tem a oportunidade de adquirir imóveis ainda melhores por valores mais acessíveis.

Por outro lado, acompanhar os índices do mercado imobiliário e o desenvolvimento da economia é muito importante também para quem está em busca de um bom negócio. As variações da taxa Selic influenciam diretamente os juros e a liberação de crédito dos bancos para o financiamento de imóveis.

Quanto mais baixa está a Selic e, consequentemente, as taxas de juros, mais barato é o financiamento de imóveis em longo prazo. Por isso, é importante se atentar aos negócios para acertar o momento ideal da compra.

Por fim, você deve saber que, além da estabilidade para garantir os compromissos financeiros assumidos com o financiamento, é importante estar resguardado com uma poupança para dar de entrada na compra e aliviar o valor das prestações mensais.

A organização financeira e a busca pela melhor oportunidade de negócio são essenciais para tomar a decisão de investir em um financiamento de imóvel. Além de estar preparado para cumprir com os compromissos financeiros assumidos, também é importante fazer uma reserva mensal para eventuais momentos de dificuldades financeiras ao longo do período do contrato.

Saiba mais. Acesse urban.imb.br e fale com os nossos especialistas para mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *