Alugar ou comprar: entenda qual a melhor opção para você

comprar ou alugar uma casa qual melhor opção

A dúvida entre alugar ou comprar faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Bom, existem muitas questões que influenciam nessa resposta, como sua estabilidade financeira e os planos de futuro. As duas opções contam com aspectos positivos, por isso, criamos um guia para ajudar a descobrir qual delas se encaixa melhor com o seu estilo de vida. Continue a leitura e descubra entre alugar ou comprar qual escolher!

Neste artigo você vai encontrar:
– Alugar ou comprar: qual escolher?
– Aluguel: vantagens e desvantagens da escolha!
– Comprar: vantagens e desvantagens da escolha!
– Para alugar ou comprar: conte com a Urban Company!

| Tempo estimado de leitura: 3 minutos |

Alugar ou comprar: qual escolher?

Alugar e comprar são opções que apresentam vantagens e desvantagens singulares. Mas, sem dúvidas, uma delas se encaixa melhor com seu estilo de vida e irá garantir que você viva com bem-estar no seu futuro lar, independente da modalidade escolhida. 

Vale destacar que para decidir entre alugar e comprar, você deve analisar com atenção diversos fatores, como as suas metas financeiras, o seu estilo de vida atual e qual o futuro planejado.

Se você prefere mais flexibilidade e menos compromissos financeiros iniciais, o aluguel pode ser a melhor escolha. Entretanto, se você não abre mão de estabilidade, construção de patrimônio e liberdade no local em que vive, a compra tende a ser mais atraente. 

Continue a leitura e entenda qual opção mais se encaixa com a sua realidade!

Aluguel: vantagens e desvantagens da escolha!

Se você é uma pessoa com rotina dinâmica, que ainda não decidiu em que cidade deseja criar raízes – ou mesmo se fixar residência em um só lugar por muitos anos não tem nada a ver com a sua personalidade, a flexibilidade do aluguel é uma grande vantagem. Alugar uma casa é sinônimo de ter liberdade para mudar de ideia sem grandes comprometimentos de tempo. Além disso, atualmente existem inclusive modelos como os Studios, que proporcionam espaços totalmente completos e foram pensados para quem não deseja viver em uma só cidade. 

Então, se você é adepto de mudanças ou um viajante ávido, que passa boa parte do tempo na estrada, alugar é uma opção muito sensata.

Outro aspecto positivo é a manutenção maior que não é de sua responsabilidade (a menos que você seja quem causou os danos). Isso também proporciona menos compromisso financeiro, se você ainda não está em um momento estável, com um valor guardado para dar de entrada, evitando dívidas que não terá como arcar.

Todavia, por outro lado, o aluguel possui suas desvantagens, como a falta de retorno do valor investido, que não se converte em patrimônio. Alugar também impossibilita a estabilidade a longo prazo, pois você ficará sempre refém de novas locações.

Além disso, os inquilinos podem enfrentar limitações impostas pelos proprietários, como restrições a animais de estimação, decoração e reformas que impedem uma liberdade plena no local que vive.

Compra: vantagens e desvantagens da escolha!

Bom, para aquelas pessoas que buscam solidez e segurança, a compra é uma excelente opção. Se você deseja fixar residência no local, se deseja construir patrimônio e conta com certa estabilidade financeira, comprar um imóvel pode ser o ideal.

Afinal, ao comprar um imóvel, você tem um investimento e, mesmo que um dia deseje se mudar, poderá alugar ou vender para reinvestir. Essa opção garante maior segurança, pois o bem adquirido após quitado é seu e você está pagando por algo que dará retorno. Outros aspectos favoráveis são a liberdade para reformas e modificações no espaço, pois ele será seu.

Contudo, é preciso avaliar que também existem desvantagens para essa modalidade, como o compromisso financeiro maior, juntando o valor de entrada, realizando um financiamento ou investindo um valor considerável. As manutenções também são sua responsabilidade, para que não hajam avarias no imóvel e, assim, a perda do seu valor de mercado. Além do mais, uma propriedade pode fazer com que você se sinta mais preso a um local específico, dificultando mudanças repentinas.

Para alugar ou comprar: conte com a Urban Company!

Sabemos que decidir entre alugar e comprar é uma escolha singular para cada pessoa. Por isso, aqui na Urban Company trabalhamos para encontrar o imóvel que se encaixa ao estilo de vida do cliente, levando em consideração suas necessidades e prioridades. 

Para alugar ou comprar, converse com nossos especialistas e conte conosco para buscar o lar perfeito junto com você!

Separamos outros artigos que podem ser úteis:

Os bairros mais seguros para viver em Porto Alegre!

Confira 8 dicas para casais que vão comprar o primeiro imóvel

Aprenda a calcular parcelas de financiamento de modo simples

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *